A Emergência de uma Identidade Regional no Campo das Relações Interétnicas
Palavras-chave:
Antropologia, SimpósioResumo
Com a presente comunicação pretendemos tratar alguns problemas em torno dos processos de identificação dos grupos indígenas do Alto Rio Negro e, com isso, fazer algumas considerações teóricas gerais no que diz respeito à identidade étnica. Partimos da experiência que tivemos com tais grupos indígenas numa recente pesquisa, integrada ao Programa de Pós- -graduação da Universidade de Brasília e patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico ”” CNPq, que teve como foco de investigação a cidade de Manaus. Encontram- se na capital do Estado do Amazonas algumas centenas de índios emigrados de vários locais dos “ altos” afluentes do Rio Negro, tais como os rios Uaupés, Papuri, Içana e Tiquié. Trata-se de uma corrente migratória que, além de ter sido um mecanismo destinado a aliviar as tensões produzidas pela penetração das frentes nacionais nos seus territórios ”” basta lembrar os movimentos messiânicos dos “ falsos cristos” , por exemplo ”” vem se intensificando nas últimas décadas e se dirigindo aos principais centros urbanos regionais, especialmente São Gabriel da Cachoeira e Manaus.
Downloads
Métricas
Referências
--------------- . Identidade. Etnia e Estrutura Social. São Paulo, Ed. Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1976.
--------------- . A Sociologia do Brasil Indígena. Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 1978.
HUGH-JONES, Stephen. The Palm and the Pleiades: Initiation and Cosmologym Northwest Amazonia. Great Britain, Ed. Cambridge University Press, 1979.
OLIVEIRA, Ana Gita. Índios e Brancos no Alto Rio Negro: um estudo da situação de contato dos Tariâna. Dissertação de Mestrado, UnB, mimeo, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1983 Anuário Antropológico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO
ISSN 0102-4302
ISSN ONLINE 2357-738X
Declaro que o mesmo foi apresentado somente ao Anuário Antropológico, periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, e a nenhum outro tipo de publicação (em papel ou eletrônica, no Brasil ou no estrangeiro, em português ou em qualquer outra língua). Além do mais, esse texto não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico.
Também declaro que autorizo a transferência dos direitos de edição, publicação, distribuição e reprodução ao referido periódico (inclusive dos elementos que possam conter, como fotografias, desenhos, tabelas, ficheiros de dados, etc.). A autorização abrange a edição, publicação, distribuição e reprodução do texto em suporte eletrônico, incluindo a divulgação através de plataformas indexadoras.
Por fim, declaro que reconheço expressamente ter conhecimento das “normas para apresentação e publicação de artigos” do periódico. Inclusive, tenho conhecimento de que todo o conteúdo do Anuário Antropológico está licenciado pelo Creative Commons, tipo CC-BY.