O visível mundo do espiritismo
Palabras clave:
Antropologia, CríticaResumen
O Mundo Invisível* de Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, remanej amento de uma dissertação de Mestrado escrita para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como bem indica seu subtítulo, pretende investigar as questões de “Cosmología, Sistema Ritual e Noção de Pessoa no Espiritismo’ em sua vertente Kardecista, tornando mais visível um campo de estudos que, como nos lembra a autora, tem tradicionalmente chamado a atenção dos pesquisadores mais para sua contribuição ao chamado ‘“ sincretismo religioso” brasileiro do que à especificidade de seu sistema de crenças. O livro pretende concentrar-se justamente nesta última e toma para isto, como pressuposto básico explicitado desde sua “Apresentação” , a impossibilidade teórica de uma rígida dicotomía, tal qual postulada em diversas correntes do pensamento antropológico, entre “ religião” e “ sociedade” . Tal postura levaria, inevitavelmente, a não ver no primeiro termo mais que uma expressão, direta ou transformada, de outras realidades tidas a priori como mais substantivas e /ou determinantes. Assim, somos convidados a admitir, numa perspectiva maussiana, que a religião é em si mesma social e que, por outro lado, o que chamamos sociedade não deve ser tomado como uma essência substantiva, consistindo antes na resultante do interrelacionamento de uma multiplicidade de planos, cada um deles dotado de um certo grau de especificidade e autono* mia. Neste sentido, embora admitindo que, por existir no mundo, a religião seja obviamente por ele influenciada, a autora enfatiza o outro lado da questão, o fato de que a religião é “ uma matriz de produção de valores, de maneiras de pensar e se relacionar com a realidade social mais abrangente” ( : 10). Deste modo, o livro pretende analisar as particularidades do Espiritismo enquanto sistema de crenças e enquanto produtor de certas “ leituras” e “ experiências sociais” bastante específicas.
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Citas
CAMARGO, C. P. P. ”” Kardecismo e Umbanda. São Paulo: Pioneira, 1960.
LÉVI-STRAUSS, C. ”” “Mythologiques IV" ”” L’Homme Nu. Paris: Plon, 1971.
----------------- â– . O Totemismo Hoje. petrópolis: Vozes, 1975.
------------------. O Pensamento Selvagem. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ EDUSP, 1976.
----------------- . (org.) ”” L’Identité. Paris: Bernard Grasset. 1977.
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Derechos de autor 1984 Anuário Antropológico
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