Do mato ao palco: a construção da nação em Moçambique através da música

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9483

Palabras clave:

Moçambique, música tradicional, nação, festivais de cultura, África

Resumen

Este artigo discute a realização do I Festival Nacional da Canção e Música Tradicional (1980-1981) em Moçambique e o reputa como a iniciativa de maior destaque promovida pelo governo da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) no seu projeto de construção nacional durante os primeiros anos após a independência do país no campo musical. Após a descrição e análise da programação deste Festival, recupero o debate acalorado promovido pela grande imprensa da época sobre certos dilemas envolvidos na sua organização e na classificação “música tradicional”. Nos palcos construídos na capital, Maputo, pessoas oriundas das diversas províncias do país passaram a ser conhecidas como artistas, denominação adquirida ao serem instadas a abandonar suas vinculações “tribais”. Argumento que, a despeito das várias transformações políticas pelas quais o país passou nas últimas décadas, especialmente após o fim da guerra civil (1976/1977-1992), o Festival Nacional da Canção e Música Tradicional permaneceu como paradigma. A partir dos anos 2000, a realização de festivais culturais continua sendo uma estratégia central de construção da unidade nacional.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Morais, Universidade de Brasília

Doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, onde é atualmente pesquisadora colaboradora plena. Desde 2013 é técnica em antropologia do IPHAN/Departamento de Patrimônio Imaterial. Suas pesquisas atuais têm como foco de análise o processo de patrimonialização das timbila em Moçambique.

Citas

Anderson, Benedict. 2008. Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras.

Andrieu, Sarah. 2013. “Une forme globalisée, des enjeux localisés: Les festivals culturels régiounaux au Burkina Faso des années 1990 à aujourd’hui”. In Une histoire des festivals XX-XXI siècle, org. Anaïs Fléchet et al., 123–38. Paris: Publications de la Sorbonne.

Apter, Andrew. 2005. The Pan-African nation: oil and spectacle of culture in Nigeria. Chicago: The University of Chicago Press.

Apter, Andrew. 2016. “Beyond Negritude: Black Cultural Citizenship and the Arab Question in FESTAC’77”. In The First World Festival of Negro Arts, Dakar 1966. Contexts and Legacies, org. David Murphy, 151–65. Liverpool: Liverpool University Press. DOI : 10.1080/13696815.2015.1113126

Cabaço, José Luís. 2009. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP.

Cahen, Michel. 1987. Mozambique: la révolution implosée. Paris: Éditions L’Harmattan.

Costa, Alda. 2013. Arte em Moçambique: entre a construção da nação e o mundo sem fronteiras (1932-2004). Lisboa: Babel.

Darch, Colin. 2018. Historical dictionary of Mozambique. Series: Historical dictionaries of Africa. Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield.

De Jong, Ferdinand. 2016. “Cultural Festivals in Senegal: Archives of Tradition, Mediations of Modernity”. In The First World Festival of Negro Arts, Dakar 1966. Contexts and Legacies, org. David Murphy, 166–79. Liverpool: Liverpool University Press.

Dias, Margot. 1986. Instrumentos musicais de Moçambique. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical/Centro de Antropologia Cultural e Social.

Farré, Albert. 2015. “Assimilados, régulos, Homens Novos, moçambicanos genuínos: a persistência da exclusão em Moçambique”. Anuário Antropológico 40(2): 199-229.

Geffray, Christian. 1988. “Fragments d’un discours du pouvoir (1975-1985): du bon usage d’une méconnaissance scientifique”. Politique Africaine 29: 71-85. DOI : 10.3406/polaf.1988.5158

Geffray, Christian. 1991. A Causa das Armas: Antropologia da Guerra Contemporânea em Moçambique. Porto: Edições Afrontamento.

Honwana, Luís Bernardo. 2017. A velha casa de madeira e zinco. Maputo: Alcance Editores.

Isaacman, Allen and Isaacman, Barbara. 1983. From Colonialism to Revolution, 1900-1982. Boulder, Colorado: Westview Press.

Jopela, Valdemiro. 2006. “Para uma caracterização da poesia oral nas timbila dos Vacopi e alguns aspectos do contributo português 1940-2005”. Tese de doutorado, Universidade de Lisboa.

Kopytoff, Igor. 1977. “Matrilineality, residence, and residential zones”. American Ethnologist 4: 539-58. DOI : 10.1525/ae.1977.4.3.02a00090

Kruks, Sonia. 1987. “From Nationalism to Marxism: the ideological history of Frelimo, 1962-1977”. In Studies in Power and Class in Africa, ed. Irving Leonard Markovitz, 237–56. New York: Oxford University Press.

Macagno, Lorenzo. 2009. “Fragmentos de uma imaginação nacional”. Revista Brasileira de Ciências Sociais 24(70): 17–35. DOI : 10.1590/S0102-69092009000200002

Morais, Sara S. 2020. “O Palco e o Mato. O lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique”. Tese de doutorado, Universidade de Brasília.

Munguambe, Amândio Didi. 2000. A Música Chope. Maputo: Promédia.

Murphy, David. 2016. “Introduction. The Performance of Pan-Africanism: Staging the African Renaissance at the First World Festival of Negro Arts”. In The First World Festival of Negro Arts, Dakar 1966. Contexts and Legacies, org. David Murphy, 1–42. Liverpool: Liverpool University Press.

Newitt, Malyn. 1995. A History of Mozambique. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.

Rita-Ferreira, António. 1975. Povos de Moçambique: história e cultura. Porto: Afrontamento.

Siliya, Carlos Jorge. 1996. Ensaio sobre a cultura em Moçambique. Maputo: Publicita.

Trajano Filho, Wilson. 1993. Rumores: uma narrativa da nação. Série Antropologia 143: 2-35.

Trajano Filho, Wilson. 2010. “Território e idade: ancoradouros do pertencimento nas manjuandadis da Guiné-Bissau”. In Lugares, Pessoas e Grupos: as lógicas do pertencimento em perspectiva internacional, org. Wilson Trajano Filho, 225–55. Brasília: Athalaia.

Trajano Filho, Wilson. 2016. “O projeto nacional na Guiné-Bissau: uma avaliação”. Estudos Ibero-Americanos 42(3): 913-43. DOI : 10.15448/1980-864X.2016.3.24227

Wane, Marílio. 2010. “A Timbila chopi: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005)”. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia.

Webster, David J. 2009. A sociedade Chope: indivíduo e aliança no Sul de Moçambique, 1969-1976. Lisboa: ICS.

Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Morais, Sara. 2023. «Do Mato Ao Palco: A construção Da nação Em Moçambique através Da Música». Anuário Antropológico 47 (1):208-27. https://doi.org/10.4000/aa.9483.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.