Sousa, Arinaldo Martins de. 2021. Dando nome aos Bois: A apropriação do bumba-meu-boi maranhense e sua invenção como artefato político. São Luís: EDUFMA. 191 p.
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.10189Palavras-chave:
Resenha, Arinaldo Martins de Sousa, Dando nome aos BoisResumo
Com dezoito anos de intervalo, finalmente vem a lume Dando nomes aos bois: A apropriação do bumba-meu-boi maranhense e sua invenção como artefato político, versão quase inalterada da monografia de conclusão de curso em Ciências Sociais defendida por Arinaldo Martins de Sousa, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2003. Em que pese a passagem de tempo que entrecorta a apresentação do estudo e a sua publicação, o texto conserva grande atualidade e interesse, debatendo questões que permanecem vigentes e que são especialmente sensíveis para se apreenderem as dinâmicas atuais de produção e reprodução dessa celebração e as representações que a legitimam como a mais emblemática da cultura popular maranhense.
Downloads
Referências
Carvalho, Luciana Gonçalves. 2011. A graça de contar: Um pai Francisco no bumba meu boi do Maranhão. Rio de Janeiro: Aeroplano.
Carvalho, Maria Michol Pinho de. 1995. Matracas que desafiam o tempo: É o Bumba-Boi do Maranhão. São Luís: [s.n.].
Foucault, Michel. 2009. O que é um autor? Portugal: Nova Vega.
Martins, Carolina. 2021. Política e cultura nas histórias do bumba meu boi no Maranhão. Teresina: Cancioneiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anuário Antropológico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en