Encenando a diferença em palcos metropolitanos

as trajetórias de Sara Baartman e Franz Taibosh

Autores/as

  • Juliana Braz Dias
  • Geovanna Belizze

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.6697

Palabras clave:

Espetáculos etnológicos, Colonialismo, Sara Baartman, Franz Taibosh, Interseccionalidade

Resumen

Este artigo examina os “espetáculos etnológicos” que exibiam pessoas de origem africana em palcos da Europa e dos Estados Unidos, com fins pseudoeducacionais ou para simples entretenimento. Privilegiando uma perspectiva comparativa, observamos as histórias de vida de Sara Baartman, nomeada “a Vênus Hotentote”, e Franz Taibosh, conhecido pelo nome artístico “Clicko, o bosquímano selvagem dançarino”. Suas trajetórias pessoais e suas performances nos palcos revelam processos estruturais de construção da alteridade que estão no coração dos projetos imperialistas. Argumentamos que essa noção de alteridade é composta por um conjunto amplo de marcadores sociais e hierarquias inter-relacionados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Dias, Juliana Braz, y Geovanna Belizze. 2020. «Encenando a diferença Em Palcos Metropolitanos: As trajetórias De Sara Baartman E Franz Taibosh». Anuário Antropológico 45 (3):304-24. https://doi.org/10.4000/aa.6697.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.