Encenando a diferença em palcos metropolitanos

as trajetórias de Sara Baartman e Franz Taibosh

Auteurs-es

  • Juliana Braz Dias
  • Geovanna Belizze

DOI :

https://doi.org/10.4000/aa.6697

Mots-clés :

Espetáculos etnológicos, Colonialismo, Sara Baartman, Franz Taibosh, Interseccionalidade

Résumé

Este artigo examina os “espetáculos etnológicos” que exibiam pessoas de origem africana em palcos da Europa e dos Estados Unidos, com fins pseudoeducacionais ou para simples entretenimento. Privilegiando uma perspectiva comparativa, observamos as histórias de vida de Sara Baartman, nomeada “a Vênus Hotentote”, e Franz Taibosh, conhecido pelo nome artístico “Clicko, o bosquímano selvagem dançarino”. Suas trajetórias pessoais e suas performances nos palcos revelam processos estruturais de construção da alteridade que estão no coração dos projetos imperialistas. Argumentamos que essa noção de alteridade é composta por um conjunto amplo de marcadores sociais e hierarquias inter-relacionados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-30

Comment citer

Dias, Juliana Braz, et Geovanna Belizze. 2020. « Encenando a diferença Em Palcos Metropolitanos: As trajetórias De Sara Baartman E Franz Taibosh ». Anuário Antropológico 45 (3):304-24. https://doi.org/10.4000/aa.6697.

Articles similaires

1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.