O visível mundo do espiritismo

Autores

  • Marcio Goldman

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

O Mundo Invisível* de Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, remanej amento de uma dissertação de Mestrado escrita para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como bem indica seu subtítulo, pretende investigar as questões de “Cosmología, Sistema Ritual e Noção de Pessoa no Espiritismo’ em sua vertente Kardecista, tornando mais visível um campo de estudos que, como nos lembra a autora, tem tradicionalmente chamado a atenção dos pesquisadores mais para sua contribuição ao chamado ‘“ sincretismo religioso” brasileiro do que à especificidade de seu sistema de crenças. O livro pretende concentrar-se justamente nesta última e toma para isto, como pressuposto básico explicitado desde sua “Apresentação” , a impossibilidade teórica de uma rígida dicotomía, tal qual postulada em diversas correntes do pensamento antropológico, entre “ religião” e “ sociedade” . Tal postura levaria, inevitavelmente, a não ver no primeiro termo mais que uma expressão, direta ou transformada, de outras realidades tidas a priori como mais substantivas e /ou determinantes. Assim, somos convidados a admitir, numa perspectiva maussiana, que a religião é em si mesma social e que, por outro lado, o que chamamos sociedade não deve ser tomado como uma essência substantiva, consistindo antes na resultante do interrelacionamento de uma multiplicidade de planos, cada um deles dotado de um certo grau de especificidade e autono* mia. Neste sentido, embora admitindo que, por existir no mundo, a religião seja obviamente por ele influenciada, a autora enfatiza o outro lado da questão, o fato de que a religião é “ uma matriz de produção de valores, de maneiras de pensar e se relacionar com a realidade social mais abrangente” ( : 10). Deste modo, o livro pretende analisar as particularidades do Espiritismo enquanto sistema de crenças e enquanto produtor de certas “ leituras” e “ experiências sociais” bastante específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIDE, R. ”” Le Principe de Coupure et le Comportment Afro-Brésilien. Anais do XXXI Congresso Internacional de Americanicistas. São Paulo: Anhembi, 1955.
CAMARGO, C. P. P. ”” Kardecismo e Umbanda. São Paulo: Pioneira, 1960.
LÉVI-STRAUSS, C. ”” “Mythologiques IV" ”” L’Homme Nu. Paris: Plon, 1971.
----------------- â– . O Totemismo Hoje. petrópolis: Vozes, 1975.
------------------. O Pensamento Selvagem. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ EDUSP, 1976.
----------------- . (org.) ”” L’Identité. Paris: Bernard Grasset. 1977.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

Goldman, Marcio. 2018. “O visível Mundo Do Espiritismo”. Anuário Antropológico 8 (1):330-39. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6324.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.