El papel de los actores no estatales en la garantía del derecho indígena a la educación en la era del neoliberalismo: una cuenta de experiencia de la India

Autores/as

  • Navaneeta Rath Utkal University, Odisha
  • Annapurna Pandey San Jose State Universit

DOI:

https://doi.org/10.26512/abyayala.v2i1.10698

Palabras clave:

neoliberalismo, intervención, privatización, educación, derechos humanos

Resumen

O neoliberalismo no contexto da globalização ataca de todas as formas a intervenção estatal e a privatização. Contrário a isso, o aumento da consciência para a inclusão e proteção dos direitos humanos demanda o asseguramento de oportunidades a todos, aumentando o acesso, a equidade e a qualidade. Educação é um direito humano básico. Mas a educação inclusiva na Índia ainda é um mito. Odisha, um estado constituinte do Federalismo Indiano que abriga 62 tribos testemunhou sua limitação em universalizar a educação a um nível micro, particularmente no interior de áreas fisicamente desvinculadas tribais. Abaixo de tamanha situação, os atores do não-estado vieram adiante a substituir e suplementar a ação do Estado. O artigo apresentado, por adotar um design exploratório e recorrer ao método qualitativo, tentou documentar as experiências empíricas obtidas no campo nas inovações efetivas lançadas por um CSO. O objetivo desse artigo é indicar a eficácia de atores não-estatais por inovações induzidas experimentadas nas escolas sob estudo empírico, sua adaptação pelo meio local e seu impacto no direito à educação dos indígenas. O artigo conclui que atores não-estatais vieram com uma ótima maneira de preencher o vácuo criado pela retirada do estado e irão representar papéis significativos na governança de programas principais e darão um impulso aos mandatos constit

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Biografía del autor/a

Navaneeta Rath, Utkal University, Odisha

Doutora. Utkal University, Odisha, India.

Annapurna Pandey, San Jose State Universit

Doutora. Cultural Anthropologist, San Jose State University, U.S.A.

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

Rath, Navaneeta, y Annapurna Pandey. 2018. «El Papel De Los Actores No Estatales En La garantía Del Derecho indígena a La educación En La Era Del Neoliberalismo: Una Cuenta De Experiencia De La India». Abya-Yala: Revista Sobre Acceso a La Justicia Y Derechos En Las Américas 2 (1):111-39. https://doi.org/10.26512/abyayala.v2i1.10698.