COMO A SELETIVIDADE RACIAL GERADA PELA POLÍCIA CONTRA JOVENS EM CONFLITO COM A LEI GERA DESIGUALDADES EM SUAS ABORDAGENS E APREENSÕES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/abyayala.v4i2.34582

Palavras-chave:

Polícias, Racismo, Juventude, Violência

Resumo

Este trabalho tem como intuito compreender quais seriam as variáveis quantitativas e qualitativas dos mecanismos de seletividade racial em processos de abordagens e apreensões violentas cometidas por agentes de segurança pública contra adolescentes na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Foi construído um banco de dados que analisou as variáveis de raça, sexo, socioespacialidade e escolaridade dos atores envolvidos (adolescentes, policiais e curadores), tipificação dos crimes que os adolescentes teriam cometido e os tipos de violência que teriam sofrido. As conclusões obtidas reforçam os achados já encontrados nas pesquisas que relacionavam justiça criminal e raça com relação a maiores de idade, foi verificada a existência de padrões de seletividade racial nas abordagens e apreensões violentas, assim como foi traçado o perfil do jovem mais violentado pelas polícias campineiras: adolescente do sexo masculino, pardo, 17 anos e baixo nível de escolaridade. Policiais Militares são protagonistas nas ações ostensivas e, segundo as estatísticas, tenderam a utilizar o tirocínio como prática causadora da sobrerrepresentação negra nos casos analisados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, G. Filtragem racial: a cor na seleção do suspeito. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 2, n. 3, jul./ago. 2008, p.134 ”“ 155.

DOMENICI, T. Negros são mais condenados por tráfico e com menos drogas em São Paulo. 2019. Disponível em <https://apublica.org/2019/05/negros-sao-mais-condenados-por-trafico-e- com-menos-drogas-em-sao-paulo/>. Acesso em 21 jun. 2019.

SCHLITTLER, Maria Carolina de Camargo. Matar muito, prender mal : a produção da desigualdade racial como efeito do policiamento ostensivo militarizado em SP. Tese (Doutorado em Sociologia) ”“ Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

SCHLITTLER, M.; SILVESTRE, G.; SINHORETTO, J. A produção da desigualdade racial na Segurança Pública de São Paulo. In REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 29, 2014, Natal. Anais [...], online. Disponível em : <http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1402023218_ARQUIVO_Paper_ABA2014_Schlittler_Silvestre_Sinhoretto.pdf>. Acesso em 21 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Barbosa da Silva, Luana, e Marina de Oliveira Ribeiro. 2021. “COMO A SELETIVIDADE RACIAL GERADA PELA POLÍCIA CONTRA JOVENS EM CONFLITO COM A LEI GERA DESIGUALDADES EM SUAS ABORDAGENS E APREENSÕES?”. Abya-Yala: Revista Sobre Acesso à Justiça E Direitos Nas Américas 4 (2):79 a 94. https://doi.org/10.26512/abyayala.v4i2.34582.