Regressividade no Direito à Educação, Tendências Pedagógicas do Ead e Serviço Social Brasileiro

Autores

  • Antonio Israel Carlos da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Angela Santana do Amaral Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v21i45.18896

Palavras-chave:

direito à educação. Ensino a Distância. Serviço Social.

Resumo

Ao identificar a expansão do ensino a distância como uma
expressão fenomênica do processo de regressividade do direito à
educação pública, presencial e socialmente referenciada, o objetivo deste
artigo é analisar as tendências político-pedagógicas que se apresentam
ao processo formativo na particularidade do ensino a distância (EAD) e os desafios apresentados ao Serviço Social brasileiro. Sustenta que
o ideário cultural da formação no EAD relaciona o determinismo
tecnológico na vida social e, especialmente, nos processos educativos,
às pedagogias contemporâneas como a formação para a empregabilidade,
o “aprender a aprender” e a subjetivação pedagógica dos processos
formativos. Sinaliza que a formação profissional em Serviço Social pela
via do EAD se estende diante das orientações ideológicas das políticas
educacionais contemporâneas. Por fim, considera que as tendências
político-pedagógicas do EAD indicam que o Serviço Social estará diante
de tensões e contradições que colidem diretamente com os princípios e
finalidades do projeto ético-político profissional.

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Biografia do Autor

Antonio Israel Carlos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Angela Santana do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mestra em Serviço Social pela UFPE
Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Professora do Dept. de Serviço Social da UFPE

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Publicado

07/31/2019

Como Citar

DA SILVA, Antonio Israel Carlos; DO AMARAL, Angela Santana. Regressividade no Direito à Educação, Tendências Pedagógicas do Ead e Serviço Social Brasileiro. SER Social, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 435–455, 2019. DOI: 10.26512/ser_social.v21i45.18896. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18896. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres