Regressividade no Direito à Educação, Tendências Pedagógicas do Ead e Serviço Social Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v21i45.18896Palavras-chave:
direito à educação. Ensino a Distância. Serviço Social.Resumo
Ao identificar a expansão do ensino a distância como uma
expressão fenomênica do processo de regressividade do direito Ã
educação pública, presencial e socialmente referenciada, o objetivo deste
artigo é analisar as tendências político-pedagógicas que se apresentam
ao processo formativo na particularidade do ensino a distância (EAD) e os desafios apresentados ao Serviço Social brasileiro. Sustenta que
o ideário cultural da formação no EAD relaciona o determinismo
tecnológico na vida social e, especialmente, nos processos educativos,
à s pedagogias contemporâneas como a formação para a empregabilidade,
o “aprender a aprender” e a subjetivação pedagógica dos processos
formativos. Sinaliza que a formação profissional em Serviço Social pela
via do EAD se estende diante das orientações ideológicas das políticas
educacionais contemporâneas. Por fim, considera que as tendências
político-pedagógicas do EAD indicam que o Serviço Social estará diante
de tensões e contradições que colidem diretamente com os princípios e
finalidades do projeto ético-político profissional.
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