Iniciativas científicas de arquivamento e preservação de conteúdos em mídias sociais: panorama atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8538

Palavras-chave:

mídia social, preservação digital, Twitter

Resumo

O estudo realiza um mapeamento de experiências científicas que realizam coleta e arquivamento de conteúdos de mídias sociais. Apresenta inicialmente um breve referencial teórico relacionado à preservação digital e Web 2.0. Pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho exploratório uma vez que buscou identificar nas experiências inovadoras questões pouco investigadas, tais como as características: tecnológicas (plataforma de mídia social utilizada, solução tecnológica utilizada para a coleta dos dados e formato de armazenamento dos dados coletados); e contextuais verificando se os metadados garantem proveniência, autenticidade e como é a gestão de direitos e tipos de acesso aos dados. Os resultados apontam que, embora o foco principal destas iniciativas não seja diretamente a preservação, esta questão está intrinsecamente contemplada. O Twitter é a plataforma principal de coleta de dados utilizada por pesquisadores. Vários são os desafios elencados, é preciso especificar como e por quem os dados coletados serão utilizados e relevante deve ser a atuação curatorial nestes projetos, visando selecionar o que de fato deve ser guardado. Por fim, as restrições das plataformas de mídias sociais e a falta de transparência e compreensão sobre suas práticas de gestão de dados atualmente dificultam a preservação deste tipo de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computacão pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando disciplinas relacionadas com Tecnologias da Informação e Comunicação, Inteligência Competitiva, nos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação. Representante da Região Centro-Oeste da Rede Cariniana de Preservação Digital (IBICT). Experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação realizando estudos sobre os seguintes temas: Redes sociais de Comunicação, Preservação Digital, Curadoria Digital, Inclusão social e digital, Mediação da informação, Biblioteca Escolar, Gestão da Informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Inovação tecnológica, Recursos Educacionais Abertos (REA), Repositórios Digitais. 

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás

Professor no curso de Gestão da Informação e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos e dinâmica humana. Tem trabalhado atualmente em pesquisas na interface das áreas de Comunicação e Informação, focando nos fatores e nas condições que favorecem a formação de coletivos inteligentes e pesquisas com aplicações de Ciência de Dados (aprendizagem de máquina e mineração de dados) em problemas envolvendo políticas públicas, mídia e participação social.

Referências

BBC BRASIL. O que é Brexit e como pode afetar o Reino Unido e a União Europeia? 2016. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36555376 Acesso em: 7 maio 2017.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Coletânea da Legislação Arquivística Brasileira e Correlata. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2017. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/index.php/coletanea-da-legislacao-arquivistica-e-correlata Acesso em: 10 ago. 2017.

DIGITAL PRESERVATION COALITION (DPC). Creating digital materials. Glasgow, UK, 2017. Disponível em: http://dpconline.org/handbook/organisational-activities/creating-digital-materials Acesso em: 31 out. 2017.

ERWAY, R.; RINEHART, A. If you build it, will they fund? making research data management sustainable. Dublin, OH: Online Computer Library Center, 2016. Disponível em: http://www.oclc.org/content/dam/research/publications/2016/oclcresearch-making-research-data-management-sustainable-2016.pdf Acesso em: 1 ago. 2017.

HOCKX-YU, Helen. Archiving social media in the context of non-print legal deposit. In: IFLA WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS, 80., 2014, Lyon, França. Proceedings… Lyon, França: IFLA, 2014. Disponível em: http://library.ifla.org/999/1/107-hockxyu-en.pdf Acesso em: 10 ago. 2017.

LAVOIE, Brian; GARTNER, Richard. Technology watch report: preservation metadata. Dublin, OH: OCLC, 2005. Disponível em: http://www.dpconline.org/docman/technology-watch-reports/88-preservation-metadata/file Acesso em: 10 ago. 2017.

OETTINGER, Günther. Open science for a knowledge and data-driven economy. Brussels: European Community, 2015. Disponível em: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/open-science-knowledge-and-data-driven-economy Acesso em: 11 ago. 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). A memória do mundo na era digital: digitalização e preservação. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/images/mow/unesco_ubc_vancouver_declaration_pt.pdf Acesso em: 10 ago. 2017.

O’SULLIVAN, B. (Org.). The Magna Carta for Data Project. In: EUROPEAN COMMISSION’S ANNUAL MEETING OF THE JOINT RESEARCH CENTRE COMMUNITY OF PRACTICE ON BIG DATA, 1., 2016, Ispra, Italy. Proceedings… Ispra, Italy: INSIGHT (CENTRE FOR DATA ANALYTICS), 2016. Disponível em: https://www.insight-centre.org/content/magna-carta-data-project Acesso em: 7 maio 2017.

PENNOCK, Maureen. Web archiving. Glasgow, UK: Digital Preservation Coalition, 2013. 50 p. ISSN 2048 7916. Disponível em: www.dpconline.org/component/docs/doc_download/826-webarchivingpreviewmarch2013 Acesso em: 10 ago. 2017.

SALAHELDEEN, Hany M.; NELSON, Michael L. Losing my revolution: how many resources shared on social media have been lost? Ithaca, NY: Cornell University Library, 2012. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1209.3026.pdf Acesso em: 10 ago. 2017.

SAYÃO, Luís Fernando. Uma outra face dos metadados: informações para a gestão da preservação digital. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Ciência da Informação, Florianópolis, v. 15, n. 30, p.1-31, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/12528 Acesso em: 17 mar. 2017.

SHEEHAN, Jerry. Making Federal Research Results available to all. [Washington]: The White House, 2017. Disponível em: https://obamawhitehouse.archives.gov/blog/2017/01/09/making-federal-research-results-available-all Acesso em: 10 ago. 2017.

THOMSON, Sara D. Preserving Social Media. London: Digital Preservation Coalition, 2016. 47 p. ISSN 2048-7916. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7207/twr16-01 Acesso em: 10 ago. 2017.

UK DATA FORUM. UK strategy for data resources for social and economic research: a five-year plan to inform and guide the development and utilization of data and related resources for social and economic research. [London], 2013. Disponível em: http://www.esrc.ac.uk/files/research/uk-strategy-for-data-resources-for-social-and-economic-research/ Acesso em: 10 ago. 2017.

UNIVERSITY OF LONDON. COMPUTER CENTRE (ULCC); UKOLN. Preservation of web resources handbook. [London], 2008. Disponível em: http://www.jisc.ac.uk/publications/programmerelated/2008/powrhandbook.aspx Acesso em: 10 ago. 2017.

WORTHAM, Jenna. How an archive of the Internet could change history. The New York Times Magazine, New York, p. MM18, June 21, 2016. Disponível em: https://www.nytimes.com/2016/06/26/magazine/how-an-archive-of-the-internet-could-change-history.html?_r=0 Acesso em: 30 out. 2017.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Rezende, L. V. R., & Martins, D. L. (2017). Iniciativas científicas de arquivamento e preservação de conteúdos em mídias sociais: panorama atual. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 219–236. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8538

Edição

Seção

Artigos