O bibliotecário e a ação prática de contar história
uma atividade educativa viável e incentivada nas bibliotecas escolares de Vila Velha, ES
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.33087Palavras-chave:
Contador de Histórias., História de Vida., Formação do Leitor., Profissional da informação., Mediação da informaçãoResumo
O ato de contar histórias acompanha a humanidade desde os primórdios e, nessa trajetória se projeta e impetra novos patamares. Objetivo: da pesquisa é compreender e analisar o ato de ‘contar histórias’ na trajetória profissional de alguns bibliotecários escolares, atuantes em Unidades Municipais de Ensino Fundamental de Vila Velha ”“ ES. Método: a articulação metodológica se pauta a luz do método História de Vida, o qual retoma as narrativas dos profissionais e os examina numa abordagem sociointeracionista. Resultados: contar histórias é uma manifestação que se utiliza da memória para manter viva e difundida a cultura, o recorrer de práticas culturais serve para identificam e reconstruir a conjuntura da prática leitora, e algumas entrevistas pontuam que o curso de graduação não os preparou para exercer essas atividades. Assim, sugerem que o ato de contar histórias sirva para conscientizar os discentes na ocupação do orbe da biblioteca, diante as múltiplas interações e intervenções literárias. Conclusão: contar história traz significados e valor ao processo de ensino-aprendizagem na educação, principalmente aos discentes no ensino fundamental. Ressalta-se que o bibliotecário e a biblioteca escolar auxiliam com a narração de histórias no desenvolvimento das crianças, despertando leitores e estimulando para o mundo da imaginação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria da Gloria de Souza. A importância da Literatura como Elemento de Construção do Imaginário da Criança com Deficiência Visual. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2014.
ANDRADE, Lucas Veras de; MELO, Ana Caroline Viana de. Um diálogo entre a vida real e a literatura infanto-juvenil: uma experiência de leitura na perspectiva da produção de sentidos. Informação@Profissões, n. 1, v. 6, p. 162-173, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/67378. Acesso em: 01-ago.-2020.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
BARRETO, Rayara Bastos; SOUSA, Laiana Ferreira de. Protagonismo Midiático Infantil: análise do comportamento informacional de vlogueiros contadores de histórias. Informação em Pauta, v. 2, p. 197-216, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40868. Acesso em: 31-jul.-2020.
BORTOLIN, Sueli; BURGHI, Vera Jussara. A interação entre o bibliotecário e o leitor-ouvinte na contação de histórias. Informação@Profissões, n. 1-2, v. 3, p. 213-226, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/62476. Acesso em: 31-jul.-2020.
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
BUSATTO, Cleomari. Narrando histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 2005. 132 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) ”“ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLIT0195.pdf. Acesso em: 22 mai.2020.
CARVALHO, Ana Cristina Guimarães; NASCIMENTO, Maria Gezilda e Silva; BEZERRA, Midinai Gomes. A mediação da informação na narrativa oral e na história de vida: proposições dialogais. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 2, v. 16, p. 461-482, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39990. Acesso em: 01-ago.-2020.
FLECK, Felícia de Oliveira; CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da; NAVARRA, Maite Comalat. A Contação De Histórias Nas Bibliotecas Públicas De Barcelona: impressões de viagem. Informação & Informação, n. 3, v. 23, p. 696-707, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/108408. Acesso em: 31-jul.-2020.
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 21, n. 22, p. 26-45, 2013 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v21n22/04.pdf. Acesso em 03 ago. 2020.
GRANATO, Leonardo; LOPES, Fernanda Tarabal; COSTA, Alessandra de Sá Mello da. Historia e Investigación Social Cualitativa: Reflexiones en Torno de la Historia Comparada y la Historia de Vida. Organizações & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 508-531, 2020.
KNOCHE, Liège Maria Martins. Contar, ler e brincar: a importância da contação e da leitura de histórias aliadas ao lúdico como agentes transformadores da rotina hospitalar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 18, p. 576-598, 2013. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/871. Acesso em: 31-jul.-2020.
LOURENÇO, Adriana. Contando Histórias e Encantando nos Espaços de Leitura. Ciência da Informação em Revista, n. 2, v. 1, p. 28-31, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1442. Acesso em: 31-jul.-2020.
MIHIĆ, Sanja SkoÄić; MAICH, Kimberly; BELCHER, Christina; PERROW, Susan; BARIÅ IĆ, Ana; RAMIĆ, Nadia Novak. The role of bibliotherapy and therapeutic storytelling in creating inclusive classroom communities. In: Handbook of Research on Classroom Diversity and Inclusive. Petersen, Amy J (eds.), Hershey, PA, USA: IGI Global, 2017, p. 375-398.
SILVA, Antonia Janiele Moreira da; ALENCAR, Aline Quesado; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. Biblioteca Escolar e Mediação da Leitura: estudo sobre a importância da contação de história para a formação do leitor. Revista Folha de Rosto, v. 3, p. 36-44, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39231. Acesso em: 31-jul.-2020.
SILVA, Ivanice Prado da; SILVA, Winglyd Thais do Nascimento da; LOURENÇO, Adriana. Contação de História como Mediação de Leitura: contribuição na formação do Bibliotecário. Ciência da Informação em Revista, n. 2, v. 3, p. 10-17, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/36360. Acesso em: 31-jul.-2020.
SOUSA, Ana Lívia Mendes de; SÁ, Paloma Israely Barbosa de; BUFREM, Leilah Santiago. Memória e Oralidade: a cantoria de viola e a contação de histórias na Região do Cariri Cearense. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 13, n. 2, p. 619-635, 24 abr. 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/141280. Acesso em: 31-jul.-2020.
SOUSA, Laiana Ferreira de; LIMA, Izabel França de Lima; CAVALCANTE, Lídia Eugenia. ‘Vestindo o personagem’: o contador de histórias do século XXI. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18. 2017, Marília. [Anais...]. Marília: ANCIB, 2017. [21] f. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/105400. Acesso em: 31-jul.-2020.
SOUZA, Ana Cleide Patrício de. Recursos auxiliares e criativos para contação de histórias na biblioteca escolar. Biblionline, v. 13, p. 17-20, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/16356. Acesso em: 31-jul.-2020.
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009. 135 p.
SILVA, Aline Pacheco; BARROS, Carolyne Reis; NOGUEIRA, Maria Luisa Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade. ‘Conte-me sua história’: reflexões sobre o método de História de Vida. Mosaico: Estudos em Psicologia, v. 1, n. 1, 11,2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6224. Acesso em: 31-jul.-2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sandra Maria Souza de Carvalho, Rogério Zanon da Silveira , Marcelo Calderari Miguel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.