A preservação da informação digital nos arquivos das IFES da Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v6.n1.2013.1776Palavras-chave:
preservação digital, informação arquivística, universidades, faculdades, arquivos universitáriosResumo
O presente artigo tem por finalidade relatar a existência de estratégias de preservação da informação digital nos Setores de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Sul do Brasil. Com a premissa de que essas instituições desenvolvem estratégias de preservação digital (migração, emulação, encapsulamento, adoção de padrões, entre outras) para os seus acervos, busca-se retratar este cenário através de quatro objetivos: análise da integração dos documentos digitais nos programas de gestão de documentos das Instituições; levantamento das estratégias de preservação digital desenvolvidas nos Setores de Arquivo; identificação das unidades, além dos Setores de Arquivo, responsáveis pela aplicação de estratégias de preservação digital; e, análise dos fatores que comprometem a efetivação das estratégias de preservação. Desse modo, as conclusões do estudo demonstram que há um cenário pouco efetivo na preservação da informação arquivística digital nas Instituições Federais de Ensino Superior da Região Sul do Brasil.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.