Iniciativas científicas de archivamiento y preservación de contenidos en medios sociales: panorama actua

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8538

Palabras clave:

medios sociales, preservación digital, Twitter

Resumen

El estudio realiza un mapeo de experiencias científicas que realizan recolección y archivo de contenidos de medios sociales. Presenta inicialmente un breve referencial teórico relacionado a lapreservación digital y Web 2.0. Investigación de abordaje cualitativo y de cuño exploratorio ya que buscó identificar en las experiencias innovadoras cuestiones poco investigadas, tales como las características: tecnológicas (plataforma de mídia social utilizada, solución tecnológica utilizada para la recolección de los datos y formato de almacenamiento de los datos recolectados); y contextuales verificando si los metadatos garantizan procedencia, autenticidad y cómo es la gestión de derechos y tipos de acceso a los datos. Los resultados apuntan que, aunque el foco principal de estas iniciativas no es directamente la preservación, esta cuestión está intrínsecamente contemplada. Twitter es la plataforma principal de recolección de datos utilizada por los investigadores. Varios son los desafíos enumerados, es preciso especificar cómo y por quién los datos recolectados serán utilizados y relevante debe ser la actuación curatorial en estos proyectos, con el objetivo de seleccionar lo que de hecho debe ser guardado. Por último, las restricciones de las plataformas de medios sociales y la falta de transparencia y comprensión sobre sus prácticas de gestión de datos actualmente dificultan la preservación de este tipo de contenido.

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Biografía del autor/a

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computacão pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando disciplinas relacionadas com Tecnologias da Informação e Comunicação, Inteligência Competitiva, nos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação. Representante da Região Centro-Oeste da Rede Cariniana de Preservação Digital (IBICT). Experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação realizando estudos sobre os seguintes temas: Redes sociais de Comunicação, Preservação Digital, Curadoria Digital, Inclusão social e digital, Mediação da informação, Biblioteca Escolar, Gestão da Informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Inovação tecnológica, Recursos Educacionais Abertos (REA), Repositórios Digitais. 

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás

Professor no curso de Gestão da Informação e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos e dinâmica humana. Tem trabalhado atualmente em pesquisas na interface das áreas de Comunicação e Informação, focando nos fatores e nas condições que favorecem a formação de coletivos inteligentes e pesquisas com aplicações de Ciência de Dados (aprendizagem de máquina e mineração de dados) em problemas envolvendo políticas públicas, mídia e participação social.

Citas

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Publicado

2017-10-27

Cómo citar

Rezende, L. V. R., & Martins, D. L. (2017). Iniciativas científicas de archivamiento y preservación de contenidos en medios sociales: panorama actua. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 219–236. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8538

Número

Sección

Artigos