Integração da Competência em Informação no contexto das bibliotecas vivas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541Palabras clave:
alfabetización informacional, ciudadanía, inclusión social, lenguages híbridosResumen
A informação é um insumo que sustenta as transformações sociais e propicia o desenvolvimento em qualquer campo da atividade humana e da construção do conhecimento. Nesse contexto, as formas de buscar, acessar e recuperar informação lançam múltiplos desafios à s bibliotecas e seus profissionais, em situações nas quais o uso de tecnologias tradicionais e digitais constitui-se em fator determinante na criação de espaços informacionais híbridos. Assim, o estudo discute, a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória, como a biblioteca híbrida pode se tornar um local que impulsiona a aprendizagem e promove a competência informacional. Como resultados, compreende-se que o profissional da informação pode se utilizar de tecnologias como meios para capacitação de sujeitos em seus processos de busca, recuperação, avaliação, uso e compartilhamento de informações. Conclui-se que na biblioteca viva em que circulam linguagens híbridas, associadas a um bom trabalho de capacitação para a competência em informação, tem função educativa e seu compromisso com a inclusão informacional.
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