Integração da Competência em Informação no contexto das bibliotecas vivas

Autores/as

  • Rafaela Carolina da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Rosângela Formentini Caldas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541

Palabras clave:

alfabetización informacional, ciudadanía, inclusión social, lenguages híbridos

Resumen

A informação é um insumo que sustenta as transformações sociais e propicia o desenvolvimento em qualquer campo da atividade humana e da construção do conhecimento. Nesse contexto, as formas de buscar, acessar e recuperar informação lançam múltiplos desafios às bibliotecas e seus profissionais, em situações nas quais o uso de tecnologias tradicionais e digitais constitui-se em fator determinante na criação de espaços informacionais híbridos. Assim, o estudo discute, a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória, como a biblioteca híbrida pode se tornar um local que impulsiona  a aprendizagem e promove a competência informacional. Como resultados, compreende-se que o profissional da informação  pode se utilizar de  tecnologias como meios para capacitação  de sujeitos em seus processos de busca, recuperação, avaliação, uso e compartilhamento de informações. Conclui-se que na biblioteca viva em que circulam linguagens híbridas, associadas a um bom trabalho de capacitação para  a competência em informação, tem função educativa e seu  compromisso  com a inclusão  informacional.

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Biografía del autor/a

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Informação e Tecnologia, Gestão da Informação, Desenvolvimento de Comunidades, Inclusão Social, Bibliotecas Híbridas, Bibliotecas Interativas, Inovação, Teoria da Informação e Estruturas Organizacionais.

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Especialista em Design de Produto. Licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Coordenadora do Curso de Arquivologia da Unesp, campus de Marília de 2013 a 2015. Investigadora nas áreas de Informação e Tecnologia, Curadoria Digital, Mídias, Intersemiótica, Genética de Produtos de Criação, Hipertextualidade, Design de Informação.. Editora de conteúdo do periódico científico BRAJIS. Membro dos conselhos dos cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia e do Conselho de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília. Membro do Grupo Novas Tecnologias em Informação (GPNTI) da UNESP. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Museologia da UNESP. Membro do Comitê de Atividades Museológicas da UNESP. Coordenadora do Convênio Unesp/Universidade do Porto (CetacMedia) . Parecerista ad hoc de agências de fomento.Vice-Presidente da Comissão de Comunicação Social da Unesp de Marília.

Rosângela Formentini Caldas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Docente da UNESP, departamento de Ciência da Informação. É tutora do grupo PET de Biblioteconomia e coordena a comissão local do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (CENEPP). Junto aos conselhos de curso de Biblioteconomia e Arquivologia atua como representante docente. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados focou regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade européia. Está vinculada a graduação e pós-graduação grupo de pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento. Realiza pesquisa com temas relacionados a Teoria Geral das Organizações, Pensamento Administrativo e Estruturas de desenvolvimento para comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e atualmente realiza a estruturação para o curso de museologia da UNESP. Objetiva o contínuo constructo na inter relação de pesquisas no eixo nacional e internacional através de sua inserção em grupos de pesquisa.

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UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Understanding information literacy: a primer. Paris: UNESCO, 2007.

Publicado

2017-07-03

Cómo citar

Silva, R. C. da, Jorente, M. J. V., & Caldas, R. F. (2017). Integração da Competência em Informação no contexto das bibliotecas vivas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(2), 275–294. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541

Número

Sección

Artigos