Apuntes sobre el comportamiento y competencia en información de personas en situación de calle

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n3.2020.24454

Palabras clave:

Comportamiento informativo, Competencia en informacion, personas en situacion de calle, Vulnerabilidad social, Estudio de usuarios

Resumen

Presenta reflexiones sobre el comportamiento informativo y la relación con el desarrollo de la competencia en información para personas en situación de calle, en el contexto de la vulnerabilidad social. Se buscó investigar investigaciones y acciones realizadas por investigadores y profesionales en bibliotecas para atender las necesidades de información de personas que están en situación de calle. Para ello, se realizó un levantamiento bibliográfico en bases nacionales e internacionales en el período comprendido entre 1980 y 2018. Se encontraron sólo cinco trabajos, pero dirigidos al área de Salud Pública que no abarcan cuestiones informacionales en sí o se centran en el trabajo de bibliotecas comunitarias o prácticas de lectura, pero sin volver específicamente a la población en situación de calle. Se concluye que existe una laguna de estudios sobre las poblaciones en situación de calle en el contexto informacional, principalmente en lo que se refiere a las acciones dirigidas al comportamiento y competencia en información. Se trata de cuestiones que deben ser profundizadas en el ámbito de la Ciencia de la Información pues involucra el acceso y uso de la información para la construcción del conocimiento, identidad y autonomía a fin de permitir la efectiva inclusión social de las personas en situación de calle, garantizando el ejercicio de la ciudadanía.

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Biografía del autor/a

Daniela Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasi

Professora no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação de Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cursa doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Competência em informação. Fez o mestrado em Ciência da Informação na UFSC, especialização em Gestão de Unidades de Informação na UDESC, especialização em Didática do Ensino Superior no SENAC, bacharelado em Biblioteconomia na UFSC e licenciatura em Pedagogia na UDESC. Áreas de interesse: Gestão de unidades de informação, empreendedorismo, gestão da qualidade, gestão de processos, gestão de projetos em Biblioteconomia, planejamento e marketing, competência em informação, bibliotecas escolares e universitárias, atuação, ensino e formação em Biblioteconomia.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

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Publicado

2020-09-13

Cómo citar

Spudeit, D., & Vitorino, E. V. (2020). Apuntes sobre el comportamiento y competencia en información de personas en situación de calle. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(3), 1019–1038. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n3.2020.24454