O Capital Social Estratégico como recurso para a Gestão da Informação e do Conhecimento no processo eleitoral brasileiro

Autores/as

  • Paulo de Tarso Costa de Sousa

Palabras clave:

redes sociales, análisis de las redes sociales, capital social estratégico, gestión de la información, gestión del conocimiento, justicia electoral

Resumen

A partir de teorias oriundas da Ciência da Informação, da administração e da sociologia, foi criado o modelo de capital social estratégico, que permite, com a visão da gestão da informação e do conhecimento, a compreensão do capital social e das redes sociais para a implementação de estratégias organizacionais. Este modelo foi construído a partir das relações existentes entre os conceitos de estratégia, capital social e gestão da informação e do conhecimento aplicados à função de planejamento institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), e tem por objetivo demonstrar o papel estratégico dos relacionamentos em uma organização. O modelo proposto possui sustentação metodológica na análise de redes sociais em conjunto com o que o capital social estratégico denomina de modelo processual. Inicialmente, os dados foram coletados a partir da aplicação da análise de redes sociais, buscando coletar os dados estruturais e de composição. Os dados estruturais foram coletados levando-se em consideração os atores, as ligações e as redes como um todo. A unidade de modelagem foi toda a organização e alguns subgrupos que fazem parte do processo de planejamento institucional. Os dados de composição foram coletados a partir dos atores identificados nas estruturas de redes. A análise das redes sociais do TRE-DF como uma das partes para a aplicação do modelo do capital social estratégico proporcionou a compreensão e a determinação de ações visando à melhoria das atividades organizacionais e possibilitou o conhecimento de suas redes de relacionamento em relação ao planejamento institucional. Estes resultados demonstraram que o capital social e as redes sociais podem ser consideradas estratégicas, bem como uma importante ferramenta de gestão.

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Cómo citar

Sousa, P. de T. C. de. (2011). O Capital Social Estratégico como recurso para a Gestão da Informação e do Conhecimento no processo eleitoral brasileiro. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1455

Número

Sección

Resumo de teses e dissertações

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