A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO)

Authors

  • José Augusto Chaves Guimarães UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.940

Keywords:

subject organization of the information, knowledge management

Abstract

Considerando a posição nuclear do Tratamento Temático da Informação (TTI) no universo da Ciência da Informação, dada sua natureza mediadora entre a produção e o uso da informação, observa-se que a construção de seu referencial teórico-metodológico, enquanto área de estudos vem ocorrendo notadamente a partir de três correntes: a da catalogação de assunto (subject cataloguing), de influência norte-americana, a da indexação (indexing), de influência inglesa e a da análise documentária (analyse documentaire), de influência francesa. Nesse contexto, analisam-se as bases histórico-conceituais de cada uma delas, buscando identificar em que medida as mesmas encontram abrigo e espaço de interlocução no contexto da organização do conhecimento, especialmente no universo acadêmico da International Society for Knowledge Organization (ISKO), de modo a contribuir para as reflexões acerca do processo de construção da base epistemológica dessa área de estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Guimarães, J. A. C. (2011). A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 1(1), 77–99. https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.940

Issue

Section

Artigos