Brazilian panorama of studies on Critical Information Literacy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37624

Keywords:

Information literacy, Bibliometrics, Systemic analysis

Abstract

The development of Critical Information Literacy based on Critical Theory of Information and Critical Pedagogy, contributes to the development of critical thinking in the face of informational demands. In this sense, this article aims to elaborate an overview of the evolution and perspectives of Critical Information Literacy in Brazil. To this end, a bibliographic search was conducted on the Referential Database of Journals Articles in Information Science about Critical Information Literacy. The analysis was carried out in two stages, the first through bibliometric analysis and the second through systemic analysis. The tool used to present the data was the VOSviewer, in which the networks of authorship, co-authorship, co-occurrence of keywords and link institutions of authors and co-authors were generated, and the Excel program for creating graphs. The results show the authors, journals and institutions that are developing this approach, as well as the profile of the content of the texts and the contribution that each study can bring to society with regard to the information needs linked to critical thinking. It is considered that the perspectives and the expansion of studies contribute to support the strengthening of Critical Information Literacy.

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Author Biographies

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Belém, PA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Informação e Comunicação, Manaus, AM, Brasil

Professora do Curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) | Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestra em Ciência da Informação (UFSC). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia. Tem competência para atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Comunicação, Fluxos Informacionais; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e Startup; Mulheres na ciência.

Maria Ivone Maia da Costa, Universidade Federal do Pará , Belém, PA, Brasil

Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação". (GpArqCoInfo). Atualmente é bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Pará. Tem interesse em áreas de pesquisas relacionadas à Competência em informação, Competência crítica em informação e Práticas Informacionais

Celineide Rodrigues Cavalcante, Universidade Federal do Pará, instituto de Ciências Sociais, Belém, PA, Brasil

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2009-2012) e em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (2012-2016). Especialista em Gestão de Documentos pela Faculdade Unyleya, (2017-2018). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UFPA (2019-2021) e integrante do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em informação. É Arquivista na UFPA, vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, atuando na área de Gestão de Documentos Arquivísticos. Tem interesse em áreas de pesquisas relacionadas a Gestão de Documentos Físicos e Digitais, Competência em Informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística.

Rose Suellen de Castro Lisboa, Universidade Federal do Pará, Biblioteca Central, Belém, PA, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela AVM Faculdade integrada, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Estou como Coordenadora de Planejamento e Marketing da Biblioteca Central-UFPA. Membro do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia (GECCIT/UFPA).

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Published

2021-10-08

How to Cite

Furtado, R. L., Inomata, D. O., Costa, M. I. M. da, Cavalcante, C. R., & Lisboa, R. S. de C. (2021). Brazilian panorama of studies on Critical Information Literacy. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 824–843. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37624