Inteligência Artificial

Estudos e Usos na Ciência da Informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42767

Palavras-chave:

Unidades de Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Inteligência artificial

Resumo

A pesquisa aborda o uso e os estudos sobre Inteligência Artificial (IA) voltada para as tarefas da Ciência da Informação (CI), seu objetivo é analisar os últimos 20 anos da produção científica brasileira a respeito da IA, os objetivos específicos são identificar as abordagens da IA, da CI, os autores, as instituições, as revistas cientificas, as áreas profissionais, o volume de publicações e as metodologias empregadas nos estudos por meio de uma análise quantitativa. Os trabalhos foram recuperados nas bases: Brapci, Peri e no Repositório da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários (FEBAB). O método utilizado foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e estatística descritiva resultaram na análise de trinta publicações. Concluiu-se que apesar do aumento no volume das publicações nos três últimos anos, considerado o período delimitado, a produção científica sobre aplicações da Inteligência Artificial na Ciência da Informação ainda é baixa e mostra as tendências de mais estudos em ‘organização e representação da informação’ e ‘machine larning’.

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Biografia do Autor

Mayara Pinheiro, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Belém, PA, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA

Hamilton Oliveira, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Belém, PA, Brasil

Doutor em Ciência da Informação - Universidade de Brasília. Professor Associado da Faculdade de Biblioteconomia e Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Pinheiro, M., & Oliveira, H. (2022). Inteligência Artificial: Estudos e Usos na Ciência da Informação no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 950–968. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42767