Preservação de acervo audiovisual

Autores

  • Angélica Gasparotto de Oliveira Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2423

Palavras-chave:

Projeto Filmografia Baiana, composição das películas, filmes, preservação de filmes, Programa Memória do Mundo

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar informações relevantes sobre preservação fílmica, incluindo parâmetros apresentados pelo Programa Memória do Mundo da Unesco. Exemplos de catástrofes e acidentes que destruíram vários filmes, no Brasil e em outras partes do mundo, mostram o risco que corre a memória contida nesse suporte, se não tomadas as devidas medidas para sua preservação. Para que se entenda melhor tais medidas, são dadas informações sobre a composição física das películas cinematográficas. Cita-se ainda o Projeto Filmografia Baiana, coordenado por Laura Bezerra, o qual é um exemplo de preservação de filmes no Brasil. Como conclusão, assume-se que um trabalho conjunto de investimentos, tanto financeiros como de conhecimentos, pode ser feito com a união do Estado e de profissionais da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Gasparotto de Oliveira, Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2008) e mestrado em Ciência da Informação (2013) pela mesma Universidade onde fez parte do grupo de pesquisa Imagem Memória e Informação no qual desenvolveu seu projeto de mestrado sobre a preservação de acervos fílmicos no Distrito Federal. É membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Oliveira, A. G. de. (2016). Preservação de acervo audiovisual. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(2), 460–474. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2423

Edição

Seção

Artigos de revisão