Novas formas de associação entre Estado e nação: marca-nação e a desestabilização de um hífen na globalização

Auteurs-es

  • Michel Nicolau Netto Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9061

Mots-clés :

Estado-nação, identidade nacional, marca, globalização.

Résumé

Ao contrário do que previsto por alguns autores, a globalização não significou o fim do Estado-nação, que não apenas se mantém operando, mas mesmo opera como um elemento central para a própria produção da globalização. É necessário, então, se perguntar se Estado-nação não foi transformado. Essa não é um pergunta nova, mas neste artigo vamos buscar explorá-la por um aspecto específico, a relação entre Estado e nação. Por isso, este artigo pode ser pensado como uma reflexão sobre o hífen. Faremos isso a partir de uma percepção: os Estados têm se demonstrado cada vez mais atentos à nação. Isso se demonstra pelas frequentes ações de promoção internacional das nações e pelo desenvolvimento de projetos de marketing denominados marca-nação. Argumento aqui que isso se dá pela simultaneidade de dois processos: de um lado, Estado e nação passam a operar na globalização, de forma relativa, autonomamente um do outro; de outro, a valorização das identidades, como elemento de uma economia simbólica global, eleva o interesse do Estado em controlar a nação, o que faz, contudo, agora em um espaço em que outros agentes compartilham o mesmo interesse.

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Biographie de l'auteur-e

Michel Nicolau Netto, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento Sociologia do IFCH/Unicamp e coordenador do Programa de Pós-Graduação do mesmo Departamento. Doutor em Sociologia pela Unicamp, com estágio de doutorado na Humboldt Universität de Berlim, tem pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp. Foi visiting scholar no ILAS/Columbia University, nos EUA, e é atualmente visiting fellow, na London School of Economics and Political Science, Inglaterra. É membro do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas ”“ GEPRACC, PUC-SP, e líder do Grupo de Estudos em Pierre Bourdieu ”“ GEBU, Unicamp. É autor dos livros Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização (2009) e O Discurso da Diversidade e a World Music (2014).

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Publié-e

2017-04-17

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Nicolau Netto, M. (2017). Novas formas de associação entre Estado e nação: marca-nação e a desestabilização de um hífen na globalização. Arquivos Do CMD, 4(2), 11–33. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9061

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Artigos de Dossiê