ARQUIVOS DO CMD é uma publicação semestral do grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Aceita trabalhos inéditos em publicações na área de ciências sociais, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em ciências sociais. Excepcionalmente pode publicar relatórios de pesquisa, resenhas bibliográficas temáticas e entrevistas. A titulação mínima exigida para os autores é a de mestre. Excepcionalmente serão aceitas colaborações enviadas por mestrandos. Além de trabalhos em português, a revista aceita tambén contribuições em inglês e espanhol.

v. 7 n. 2 (2019): Dossiê Gênero, memória e cultura/Género, memória y cultura

Neste número da Arquivos do CMD, o dossiê bilíngue “Gênero, memória e cultura” / “Género, memória y cultura” - organizado pela professora Tânia Mara Campos de Almeida, do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília -  traz como linha central de debate a importância de se considerar esses três constructos conjuntamente, o que favorece a identificação de relevantes fenômenos sociais pouco considerados nos estudos habituais sobre cultura e memória, bem como no aprofundamento de suas análises. Mostra-se profícua a perspectiva de gênero para se pensar, articuladamente, o campo original deste periódico, uma vez que possibilita problematizar significados simbólicos de construção identitária e afetiva por ângulos sensíveis à vivência situada em condições existenciais próprias a mulheres, grupos LGBTQIs, artistas e intelectuais.

Publicado: 2020-09-03

Editorial

Edson Farias, Thais Alves Marinho, Salete Nery, Bruno Couto

1-8

Ordem/Desordem

Renato Ortiz

206-209

Ver Todas as Edições

ARQUIVOS DO CMD é uma publicação semestral editada pelo grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Visa divulgar resultados de pesquisas científicas na área de Ciências Sociais.

ARCHIVES OF THE CMD is a semiannual publication edited by the research group Culture, Memory and Development of the Department of Sociology of the University of Brasília. It aims to disseminate scientific research results in the area of Social Sciences.

ARCHIVOS DEL CMD es una publicación semestral editada por el grupo de investigación Cultura, Memoria y Desarrollo del Departamento de Sociología de la Universidad de Brasilia. Se pretende divulgar resultados de investigaciones científicas en el área de Ciencias Sociales.

QUALIS: 
ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA - B4
CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - B5
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - B3
HISTÓRIA - B4
INTERDISCIPLINAR - B4
SOCIOLOGIA - B4

ISSN 2318-5422.

Indexadores:

Como usar o Google Acadêmico para pesquisar artigos científicos - FENEP

   LivRe: Portal para periódicos de livre acesso na Internet        BASE - Bielefeld Academich Search EngineDirectory of Open Access Journals