Pucallpa e a arte de Pablo Amaringo
Palavras-chave:
Pucallpa, Arte amazônica, Usko-Ayar, Pablo AmaringoResumo
Pucallpa, na região de Ucayali, é um importante centro para a arte amazônica, amplamente influenciado pela escola Usko Ayar, fundada pelo pintor peruano Pablo Amaringo, e definiu um estilo distintivo na produção artística local. Por três décadas, Amaringo ensinou técnicas artísticas e valores como respeito à natureza e conservação ambiental, criando uma geração de artistas que difunde a arte amazônica para um mercado internacional de pessoas interessadas nessa produção artística. Sua trajetória como xamã rendeu inúmeros relatos, que, atravessam e organizam lugares e possibilitam que se tornem espaços praticados, pontes e ao mesmo tempo
fronteiras que se multiplicam em termos de interações entre personagens que repartem lugares, predicados e movimentos entre si. Há uma intensa produção artística pucallpina e é notável a vocação do lugar para as artes visuais, sendo possível dizer que em Pucallpa há um microssistema de arte que vem se articulando e que merece mais estudos. Atualmente, em grande parte a partir do legado de Amaringo, uma nova arte amazônica se consolida a partir de jovens artistas locais.
Downloads
Referências
BELAUNDE, Luisa. Movimento e profundidade no kene shipibo-konibo. In: LAGROU, Els; SEVERI, Carlos. Quimeras em diálogo. Grafismos e figuração na arte indígena. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2013.
BELAUNDE, Luisa. Donos e pintores: plantas e figuração na amazônia peruana. MANA 22(3): 611- 640, 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442016v22n3p611
BELAUNDE, Luisa. Visión de espacios en la pintura chamánica del sheripiare asháninka Noé Silva Morales. Mundo Amazónico, 2: 365-377, 2011.
BAYER, Eduardo. Etnobotânica da ayahuasca indígena. Disponível em http://ecognose. blogspot.com/2012/04/acesso em set/2018.
BENDAYAN, Christian. Don Pablo, el maestro. In: VILLAR, Alfredo. Usko Ayar: la escuela de las visiones. Lima: PetroPeru, 2013.
CHARING, Howard; CLOUDSLEY, Peter; AMARINGO, Pablo. The Ayahuasca Visions of Pablo Amaringo. Rochester/Vermont: Inner Traditions International, 2011.
FOTIOU, Evgenia. Shamanic Tourism and the Commercialization of Ayahuasca. Peripheria, 11, 2008.
GRUNWELL, John. Ayahuasca Tourism in South America. In: Newsletter of the Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies - MAPS, vol. 8, n. 3, 1998.
LABATE, Beatriz C. Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: internacionalização e diversificação do vegetalismo ayahuasqueiro peruano. Tese de doutorado em Antropologia Social pelo IFCH. Campinas: UNICAMP, 2011.
LUNA&AMARINGO. Ayahuasca Visions: The Religious Iconography of a Peruvian Shaman. Califórnia: North Atlantic Books, 1991.
RIVERA, Ronald Cachique. Arte con ayahuasca, entrevistas sobre procesos creativos. Lima: La Nave, 2015.
VILLAR, Alfredo. Usko Ayar: la escuela de las visiones. Lima: PetroPeru, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos do CMD

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


