“Zona FarOeste”:
entre imagens e memórias
Palavras-chave:
Antropologia urbana, Antropologia audiovisual, Memória, Rio de Janeiro, Zona OesteResumo
O presente ensaio parte do filme “Zona FarOeste” (2024), realizado pelos autores, que aborda a ocupação e as transformações da Baixada de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, analisando a relação de centro/periferia com a Barra da Tijuca, uma área que se transformou com a expansão urbana e se tornou um novo polo econômico da cidade caracterizado pela degradação ambiental e por remoções violentas. Este ensaio complementa a narrativa cinematográfica ao trazer com maior profundidade os referenciais teóricos da pesquisa, sua relação com os filmes de gênero de western e os dados etnográficos produzidos em campo durante a realização fílmica. Tendo como eixo central entrevistas com moradores do bairro de Curicica, busca-se explorar as relações destes interlocutores com o território através de uma etnografia audiovisual.
Downloads
Referências
ALVES, R. T. Entre o presente e o passado, o futuro: o processo de urbanização da Barra da Tijuca (RJ). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
ALVES, R. T. Dramas, Conflitos e Convergências: O Processo de Remoção na Vila Autódromo. Revista Habitus, v. 14, p. 85-115, 2017.
ANDRADE, Márcio Henrique Melo de. Dioramas e fotogramas em conflito as encenações da ausência em “A Imagem que Falta”. In: Intexto, n. 53: Dioramas e fotogramas em conflito: as encenações da ausência em A Imagem que Falta | Intexto (ufrgs.br), 2022
BAZIN, Andre. O western ou o cinema americano por excelência. In: O Cinema: Ensaios. São Paulo, Editora Brasiliense, 1991.
BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. Porto Alegre, L&PM, 2006.
CARVALHO, I. R.. Expansão Urbana Carioca e um Novo Conceito de Moradia: O Caso do Condomínio Rio 2. Revista Textos Graduados, 8(1), 66–81, 2022.
COSTA, Lucio. Plano Piloto para a urbanização da baixada compreendida entre a Barra da Tijuca, o Pontal de Sernambetiba e Jacarepaguá [1969]. In: Lucio Costa: registro de uma vivência. Ed. 34, 2018.
DO RIO CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Editora 34, 2000.
FRÚGOLI JR, Frúgoli Júnior. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo, Edusp, 2006.
IKEDA, Marcelo. Em busca de uma “imagem crítica”: memória, ausências e dor em A imagem que falta, de Rithy Panh. PPGCOM/UFJF, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 136-149, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21503/11639. Acesso em: 22/07/2024.
KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: MINC-Funarte/Companhia das Letras, 1999. p. 23-31.
MARCONDES, Ciro Inácio. A dessimbolização do faroeste. Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 7, n. 1, jul. 2009.
MAXAKALI, Isael; MAXAKALI, Sueli. Desta terra, para esta terra. Edição e tradução de Roberto Romero. Cadernos de Leituras, n. 107, 2020.
O’DONNELL, Julia, Lilian Amaral de Sampaio, e Mariana Cavalcanti. “Entre futuros e ruínas: Os caminhos da Barra Olímpica”. Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. vol. 13, n.1, p. 119–46, 2020.
PASQUOTTO, Geise B. Uso e ocupação do solo na Barra da Tijuca e o espraiamento e sua “marca”. V colóquio internacional sobre o comércio e cidade: uma relação de origem. São Paulo, 2016.
SAMPAIO, Lilian Amaral de. Curicica, de “fim do mundo” a “Barra Olímpica”. Dissertação de Mestrado – CPDOC/FGV, 2014.
PLANO POPULAR DA VILA AUTÓDROMO. Plano de desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural. Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo. Rio de Janeiro, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos do CMD

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


