Construção social da música brasileira:
bossa nova e crítica musical
Palavras-chave:
Bossa nova, música popular brasileira, pragmática do gosto, crítica musical, modernidadeResumo
No início da década de 1960 uma prática musical emergente reencenou, em nossa música popular a querela “tradição x modernidade”. Logo chamada bossa nova, ela dividiu a crítica musical em dois lados que polarizavam entre a celebração da novidade cosmopolita e antropofágica e a condenação de uma prática alienada que desfigurava nossa música popular. Revisitando ideias contrastantes do que seria “música popular brasileira”, proponho que a interlocução trabalhou solidariamente na construção da bossa nova enquanto prática musical a romper com a música anterior e inaugurar uma prática musical de natureza distinta. Usando o ferramental teórico da pragmática do gosto, procuro compreender o processo da construção social da bossa nova através de críticas que oscilavam entre análises estéticas e sociológicas
Downloads
Referências
ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. São Paulo: Duas Cidades, 1982.
BAUMAN, Richard. Folklore, cultural performances, and popular entertainments. New York: Oxford University Press, 1992.
BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. In: CAMPOS, Augusto de (org.). Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. A Tribuna. São Paulo, 23 de junho de 1963. 1º caderno, p. 26. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/153931_01/32736, acessado em maio de 2022.
CAMPOS, Augusto de. O balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FINNEGAN, Ruth. Oral traditions and verbal arts. A guide to research practices. London and New York: Routledge, 1992.
HENNION, Antoine. La passion musicale: une sociologie de la médiation. Paris: Editions Métailié, 2007.
MEDAGLIA, Júlio. Balanço da bossa. In: CAMPOS, Augusto de (org.). Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
MELLO, José Eduardo Homem de. Música popular brasileira. São Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Rio de Janeiro: JCM, 1966.
TINHORÃO, José Ramos. Música de carnaval II. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1960. 2º caderno, p. 5. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/1380, acessado em maio de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos do CMD

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


