Construção social da música brasileira:

bossa nova e crítica musical

Autores

  • Henrique Almeida Martins de Souza UFRJ

Palavras-chave:

Bossa nova, música popular brasileira, pragmática do gosto, crítica musical, modernidade

Resumo

No início da década de 1960 uma prática musical emergente reencenou, em nossa música popular a querela “tradição x modernidade”. Logo chamada bossa nova, ela dividiu a crítica musical em dois lados que polarizavam entre a celebração da novidade cosmopolita e antropofágica e a condenação de uma prática alienada que desfigurava nossa música popular. Revisitando ideias contrastantes do que seria “música popular brasileira”, proponho que a interlocução trabalhou solidariamente na construção da bossa nova enquanto prática musical a romper com a música anterior e inaugurar uma prática musical de natureza distinta. Usando o ferramental teórico da pragmática do gosto, procuro compreender o processo da construção social da bossa nova através de críticas que oscilavam entre análises estéticas e sociológicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. São Paulo: Duas Cidades, 1982.

BAUMAN, Richard. Folklore, cultural performances, and popular entertainments. New York: Oxford University Press, 1992.

BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. In: CAMPOS, Augusto de (org.). Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRITO, Brasil Rocha. Bossa nova. A Tribuna. São Paulo, 23 de junho de 1963. 1º caderno, p. 26. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/153931_01/32736, acessado em maio de 2022.

CAMPOS, Augusto de. O balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FINNEGAN, Ruth. Oral traditions and verbal arts. A guide to research practices. London and New York: Routledge, 1992.

HENNION, Antoine. La passion musicale: une sociologie de la médiation. Paris: Editions Métailié, 2007.

MEDAGLIA, Júlio. Balanço da bossa. In: CAMPOS, Augusto de (org.). Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MELLO, José Eduardo Homem de. Música popular brasileira. São Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Rio de Janeiro: JCM, 1966.

TINHORÃO, José Ramos. Música de carnaval II. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1960. 2º caderno, p. 5. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/1380, acessado em maio de 2022.

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Almeida Martins de Souza, H. (2025). Construção social da música brasileira:: bossa nova e crítica musical. Arquivos Do CMD, 12(2), 62–86. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/60773