Coletivos e Redes Culturais no Brasil Contemporâneo: notas sobre as relações entre cultura, economia e política na conjuntura neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8967

Palavras-chave:

Economia da Cultura; Política Cultural; Coletivos Culturais; Trabalho; Arte.

Resumo

No contexto em que a cultura é concebida como “recurso”, o âmbito cultural parece incorporar práticas e discursos do mundo corporativo, o qual, de sua parte, se alimenta da legitimidade que a esfera cultural confere a tais discursos e práticas. A retórica acerca da não separação entre trabalho e lazer que o regime de acumulação flexível herdou da contracultura é (re)transposto a atividades culturais atuais na medida em que essas ideias se referem à  separação histórica entre arte e trabalho que fundou as categorias “arte” e “artista”. No seio de organizações como “coletivos culturais”, a fronteira entre vida pessoal e profissional é abolida e os “trabalhadores culturais” se encontram em condições precárias. No Brasil contemporâneo, essa luta visa, em grande medida, o acesso aos recursos estatais. Diante disso, tais organizações assumem características corporativas inclusive no que tange à disputa por “capital político”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miqueli Michetti, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (DCS - CCHLA - UFPB). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), fez doutorado em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e realizou pós-doutorado na Columbia University, em Nova York. É professora do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (DCS ”“ CCHLA ”“ UFPB).

Referências

ANDRADE, Daniel Pereira. Paixões, sentimentos morais e emoções. Uma história do poder emocional sobre o homem econômico. Tese (Doutorado ”“ FFLCH-USP), 2011.

ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo, Boitempo: 2009.

ARGUELES, Régis. “Fora do Eixo”, mas dentro da máquina. Disponível em: . Acesso em: 9 de agosto de 2013.

ARGUELES, Régis. O pós-rancor e o velho Estado: uma crítica amorosa à política do Fora do Eixo. Disponível em Acesso em: 2 de fevereiro de 2012.

BENTES, Ivana. Redes Colaborativas e Precariado Produtivo. In: Periferia, Volume 1. Número 1, 2012. BOLTANSKI, Luc. e CHIAPELLO, Eve. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 1999.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

_______. Le néo-liberalisme, utopie (en voie de réalisation) d’une exploitation sans limites. In: Contre-feux. Propos pour servir à la résistance contre l’invasion néo-liberale. Paris: Liber, 1998.

_______. Les structures sociales de l’économie. Paris: Seuil, 2000.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CASTEL, Robert. Metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto. A configuração flexível da expansão neopentecostal na sociedade brasileira contemporânea. In: XI Congresso Luso-Afro- Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualdades, 2011, Salvador. Anais eletrônicos do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des) Igualdades, 2011.

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto. Mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 34(2): 184-209, 2014.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. La nouvelle raison du monde. Essai sur la société neoliberale. Paris: La Dévouverte, 2010.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Commun. Essai sur la révolution au XXIe siècle. Paris: La Dévouverte, 2014.

EAGLETON, TERRY. A idéia de cultura. Trad. Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

FREDERICO, Celso. Da periferia ao centro: cultura e política em tempos pós- modernos. Estudos Avançados. 27 (79), 2013.

FONSECA, André Azevedo da. O valor do “egocard”: afetividade e violência simbólica na rede Fora do Eixo. Revista FAMECOS. Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 94-119, jan.-mar. 2015.

FORA do Eixo, dentro do MinC. Folha de São Paulo, Ilustrada, 12 de janeiro de 2015.

GAY, Peter. Modernismo: O fascínio da heresia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LCT, 2012.

GORZ, Andre. O Imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, David. A Condição pós-moderna. São Paulo, Loyola, 1992

_______. Neoliberalismo: História e Implicações. São Paulo : Loyola, 2008.

HELLER, Nathan. Sorriso de monge, carteira de yuppie. Como pensa a nova geração de empreendedores do mundo tecnológico, Revista Piauí, Edição 88, Janeiro de 2014. Disponível em: . Acesso em 16/03/2014.

IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006

JAMESON, F. Pós-Modernismo: a lógica social do capitalismo tardio. 2 ed. São Paulo: Ática, 2004.

LÓPEZ-RUIZ, O. Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo. Capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

LÖWY, Michel. O romantismo revolucionário dos movimentos de maio. Margem Esquerda, nº11, São Paulo, 2008.

MARX, Karl. O Capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MOULIN, Raymonde. Le marché de l’art. Mondialisation et nouvelles technologies, Paris, Flammarion, 2003.

NICOLAU NETTO, Michel. Quanto Custa o Gratuito? Problematizações sobre os novos modos de negócios na música. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 141- 142 155, jan.-jun. 2008.

NICOLAU NETTO, M. O Discurso da Diversidade: a Definição da Diferença a partir da World Music. Tese (Doutorado ”“ IFCH-UNICAMP), 2012.

OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista/O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

RIFKIN, Jeremy. A Era do Acesso. São Paulo: Makron Books, 2000.

SAVAZONI, Rodrigo Tarchiani. Redes político-culturais e ativismo digital: o caso do circuito Fora do Eixo. Dissertação (Mestrado ”“ Universidade Federal do ABC), 2013.

SENNET, Richard. A corrosão do caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SINGER, André. Os sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo, Companhia das Letras, 2012.

SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

THOMPSON, Don. O tubarão de 12 milhões de dólares: a curiosa economia da arte contemporânea. São Paulo: BEI, 2012.

WARNKE, Martin. O artista da corte. Os antecedentes dos artistas modernos. São Paulo: Edusp, 2001.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Michetti, M. (2017). Coletivos e Redes Culturais no Brasil Contemporâneo: notas sobre as relações entre cultura, economia e política na conjuntura neoliberal. Arquivos Do CMD, 5(1), 63–79. https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8967