Modas do mundo e moda mundial: sobre a partilha desigual de tarefas simbólicas entre Norte Global e Sul Global no mercado mundial de “moda ética”

Autores

  • Miqueli Michetti Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v2i1.7546

Palavras-chave:

Mundialização da moda; Norte Global e Sul Global; novas hierarquias entre universal e particular

Resumo

A partir da atuação de marcas de “moda ética” que se oferecem no mercadomundial como “franco-brasileiras”, analisamos como as identidades de matriz geográfica são desterritorializadas para serem operadas no espaço mundial por atores não imediatamente vinculados aos territórios usados como fontessimbólicas de suas marcas, como o Brasil. Mostramos também que, por outro lado,a operação global da diversidade cultural imputada a povos e territórios discursados como “locais” não pode prescindir da apresentação de vínculos objetivos com os lugares de produção e com os produtores “locais” das mercadorias oferecidas no espaço mundial, vínculos que funcionam como uma espécie de lastro do caráter alegadamente ético e autêntico daquelas marcas de moda. Essa “injunção do local” característica da chamada “moda ética” traz consigo novas relações entre atores do “Global North” e do “Global South”, já que interesses mútuos são atendidos nas atuais “parcerias” estabelecidas no seio dessas marcas. Entretanto, essas relações não são isentas de hierarquias,pois, além da divisão internacional de trabalho continuar existindo, vemos surgir uma nova divisão mundial de tarefas simbólicas, de acordo com a qual ao “Sul” e a seus “atores fixos” caberia dotar o mercado mundial de moda de diversidade, enquanto que o “Norte” e seus respectivos “atores  móveis” incumbir-se-iam da globalidade e,através dela, da organização, da classificação e da mundialização da diversidade de que se apropriam.

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Biografia do Autor

Miqueli Michetti, Fundação Getúlio Vargas

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP), mestrado em Sociologia pela mesma universidade e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), com estágio de doutorado junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). Atualmente, é pesquisadora e professora de sociologia da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

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Publicado

2014-12-11

Como Citar

Michetti, M. (2014). Modas do mundo e moda mundial: sobre a partilha desigual de tarefas simbólicas entre Norte Global e Sul Global no mercado mundial de “moda ética”. Arquivos Do CMD, 2(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v2i1.7546

Edição

Seção

Artigos de Dossiê