Por entre retalhos de panos, gotas de perfume, agenda escolar e jogos de bola: notas sobre o nacional-global

Main Article Content

Salete Nery

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o processo de construção da proposta de moda brasileira para consumo nacional e internacional elaborada pelo designer paulistano Alexandre Herchcovitch para a marca Herchcovitch; Alexandre de moda vestuário. Com este intento, foram utilizadas para interpretação seus desfiles (do intervalo de 2002 a 2009) e o livro pelo estilista escrito como aconselhamento aos iniciantes na carreira: Cartas a um jovem estilista (2007)A partir dessa trajetória e de exemplos advindos de outras searas - futebol, material escolar e perfumes, para além da contribuição dos debates travados por cientistas sociais, busca-se apontar questões referentes ao tema da relação ambivalente entre o uno e o diverso como faces da mesma moeda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
Nery, S. (2014). Por entre retalhos de panos, gotas de perfume, agenda escolar e jogos de bola: notas sobre o nacional-global. Arquivos Do CMD, 2(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v2i1.7544
Seção
Artigos de Dossiê
Biografia do Autor

Salete Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS - UFRB). Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD - UnB). Atualmente desenvolve a pesquisa "Perfume: cheiro, civilidade, indústria e afeto: uma perspectiva sociológica", financiada pela FAPESB.

Referências

AGENDA Ecolar. Sistema de Ensino positivo. Curiti-ba: Positivo, 2014.

BORGES, Paulo, BIANCO, Giovanni. O Brasil na moda, v. 1 e 2. São Paulo: Editora Caras, 2003.

FARIAS, Edson. “O que pode a triangulação entre dinheiro, expressões culturais e esfera pública nos dizer sobre diversidade e universalidade?” In: CASTRO, Ana Lúcia de (org.). Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre o corpo e as novas tecnologias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 11-40.

FIGUEIRÓ, Inês. “A arte de vender têxteis e calçados para chineses”. Gazeta mercantil international edition. 26 de maio de 2004, p. 13.

HERCHCOVITCH, Alexandre. Cartas a um jovem estilista: a moda como profissão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

H&M segue a onda da Selfridges e aposta 100% em brasilidade. In: www.uol.com.br/moda. Acesso em: 07/05/2004.

MIRA, Maria Celeste. Brasil: da identidade à marca. Trabalho apresentado no ST 19 (Os mundos das artes: culturas artísticas, práticas sociais e dimensões simbólicas) no 37 Encontro Anual da ANPOCS, Águas de Lindóia, SP, 2013.

NERY, Salete. “Memória, processos sociais e símbo-los: uma interpretação a partir da configuração-mo-da no Brasil”. In: FARIAS, Edson (Org.). Práticas culturais nos fluxos de redes da sociedade de con-sumidores. Brasília (DF): DPP/UnB, Verbis Editora, 2010. p. 131-185.

ORTIZ, Renato. “Anotações sobre o universal e a di-versidade”. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, n. 34 ”“ abril, 2007. p. 7-16.

ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. Exposição apre-sentada na Mesa-Redonda 14 (Condicionantes à agenda da sociologia da esfera da cultura contempo-rânea). 37 Encontro Anual da ANPOCS 2013. Águas de Lindóia, SP. 26 de setembro de 2013.

Copa do Mundo FIFA 2014: agora somos um só. Peca publicitária (vídeo). In: http://globotv.globo.com/rede-globo/rede-globo/v/copa-do-mundo--fifa-de-2014-agora-somos-um-so-assista-ao-vi-deo-aqui/3002645/. Acesso em: 13 de janeiro de 2014.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)