v. 6 n. 2 (2018): Dossiê Consumo e Subjetividade

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O Dossiê “Consumo e Subjetividade” reúne artigos, a partir de um ponto de vista interdisciplinar, que buscam superar as análises que tomam o consumo meramente por seu caráter hedonista, efêmero e promotor de desagregação social. O esforço conjunto dos(as) autores(as) é no sentido de compreender o fenômeno em suas múltiplas manifestações, privilegiando os significados sociais e os processos simbólicos acionados pelos indivíduos nessa atividade. Os artigos buscam demonstrar a complexidade do fenômeno a partir do adensamento do saber técnico, que possibilita um ascendente processo de circulação de informações, pessoas, bens, signos e serviços que ultrapassa as fronteiras nacionais, a partir do advento da modernidade. Apesar da crença de que a atual configuração globalizada, que consolida as leis de valor do capitalismo de consumo, vem gerar uma homogeneização da cultura, os textos apresentados demonstram que o acesso aos saberes e aos bens se faz mediante uma processualidade histórica e hierarquizante, estabelecida por uma rede intricada de controles sobre a cognição e a volição dos indivíduos. A partir desse enfoque, os artigos apresentam de forma convergente como o jogo do poder, por meio do consumo, gera um ambiente simbólico marcado tanto pelas desigualdades sociais e simbólicas, por um lado, quanto pela diversidade cultural, por outro.

Publicado: 2019-08-12

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