OS CONFLITOS AGRÁRIOS NA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE: PROTEÇÃO E DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, RESISTÊNCIAS E DIÁLOGOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo trata da configuração territorial e social e dos problemas agroambientais existentes na região noroeste de Mato Grosso, em especial, do “ataque à base da Funai” e do “conflito na fazenda Bauru”, ambos em Colniza, e do “novo garimpo clandestino de Aripuanã”, no município homônimo, e ressalta a importância de se ampliar e fortalecer as políticas públicas em defesa dos direitos humanos e sociais das populações residentes em áreas protegidas e no campo.
*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
FERNANDES, Bernardo Mançano; WELCH, Clifford Andrew; GONÇALVES, Elienai.Land governance in the 21st Century.A geo-historical review of land governance in Brazil. Rome. Framing in the Debate Series, n. 2, ILC, 2012.
MATO GROSSO. Regiões de planejamento de Mato Grosso: 2017. Secretaria de Estado de Planejamento. Cuiabá, 2017.
LIMA, Diogo Marcelo Delben Ferreira de. ROSSETTO, Onélia Carmem. Os conflitos agrários na Amazônia Mato-Grossense: o caso da chacina de Taquaraçu do Norte, município de Colniza, Mato Grosso, Brasil. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – Artigo DATALUTA: maio de 2017.
MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira. Retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(1): 25-70, maio de 1996.
ROSSETTO, Onélia Carmem. LIMA, Diogo Marcelo Delben Ferreira. NORA, Giseli Dalla. Cuiabá, Mato Grosso. Dezembro de 2016. DATALUTA – Banco de Dados da Luta pela Terra – Mato Grosso: Relatório 2016. 2017 – ano 8. Anual.