MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TUCANO-BA

Contenido principal del artículo

Eratostenes Nascimento MATOS
Manoel Andrade dos SANTOS
Felippe Pessoa de MELO

Resumen

A desigualdade social é um fator de grande interferência no que se refere ao acesso à educação de qualidade, no que tange a educação do campo ou até mesmo da educação pública de uma maneira geral, seja ela do campo ou não. Desse modo, os indivíduos que estudam no campo, em um dado momento da jornada estudantil, têm que realizar suas matrículas em algumas escolas do espaço urbano.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
MATOS, E. N., SANTOS, M. A. dos, & MELO, F. P. de. (2022). MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TUCANO-BA. BOLETIM DATALUTA, 15(173). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52774
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Eratostenes Nascimento MATOS, Faculdade AGES de Tucano

Graduando em Ciências Biológicas, AGES Tucano.

Manoel Andrade dos SANTOS, Faculdade AGES de Tucano

Graduando em Geografia, AGES de Tucano.

Felippe Pessoa de MELO, Faculdade AGES de Tucano

Graduado em Geografia-UPE, com Especialização em Programação do Ensino de Geografia-UPE, Mestre em Geociências e Análise de Bacias-UFS/PGAB, Doutor em Geografia-UFS/PPGEO, Faculdade AGES de Tucano.

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 22 fev. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). Catálogo escolar. Brasília, 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 fev. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 32, 9 abr. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 fev. 2021.

BERNARDI, N. M. F.; KUHN, M. A Sucessão Familiar RuralIm) Possibilidades da Escola no Campo do Município de Barra Bonita (SC). Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e8426-e8426, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8426. Acesso em: 07 abr. 2021.

DANTAS, D. S. Aprendizagem significativa e letramento: um novo olhar sobre o ensino de gramática no ensino fundamental. Cajazeiras: UFCG, 2017, 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa). Universidade Federal de Campina Grande.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOPES, S. R.; CAVALCANTI, C. R. Perspectivas e dilemas da política de formação de educadores do campo diante do ultraconservadorismo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e10839-e10839, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10839. Acesso em: 07 abr. 2021.

MOLINA, M. C.; ANTUNES ROCHA, I. Educação do Campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores–reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Reflexão e Ação, v. 22, n. 2, p. 220-253, 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5252. Acesso em: 10 jan. 2021.

MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto: Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/manoe/Desktop/ARTIGO%20COM%20ERA/Educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Campo.pdf. Acesso em: 24/jan/2021.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do Campo. In: Mônica Castagna Molina; Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus. (Org.). Por uma Educação do Campo. 1 ed. Brasília: NEAD, 2004, v. 5, p. 53-89.

FREITAS, H. C. Rumos da Educação do Campo. Em aberto: Brasília, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr. 2011. Disponível em: Acesso em: 24/jan/2020. Acesso em: 16 jan. 2021.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: https://www.uniavan.edu.br/uploads/arquivo/N62vWDM7yb.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.

MUNARIM, A. Elementos para uma política pública de Educação do Campo. In: Mônica Castagna Molina (Org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006, p. 16-26.

NASCIMENTO, C. G. Educação do campo e políticas públicas para além do capital: Hegemonia em disputa. 2009. 321 f. 2009. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em educação)–Programa de Pós-Graduação UnB, Universidade de Brasília, Brasília.

RODRIGUES, H. C. C.; BONFIM, H. C. C. A educação do campo e seus aspectos legais. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE, IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO–SIRSSE E O VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). 2017. P. 1373-1387. Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25287_12546.pdf&ved=2ahUKEwjV6OTa3NDuAhXeHbkGHSavB6EQFjAAegQIGhAB&usg=AOvVaw1awvCLuT7_-hhddT2f2QIh. Acesso em: 04 fev. 2021.

REIS, M. S. Metodologias ativas como proposta pedagógica no processo de formação em Administração: diálogo entre uma prática pedagógica e a percepção dos alunos. Pouso Alegre: UNIVÁS, 2018, 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Sapucaí.

SANTOS, R. B.; SILVA, M. A. Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/manoe/Desktop/ARTIGO%20COM%20ERA/pronera,%20procampo,%20pronacampo.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

SCHERER-WARREN, I. Para uma metodologia de pesquisa dos movimentos sociais e educação no campo. In: Mônica Castagna Molina (Org.). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006, p. 118-132.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 147-165, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022003000100011&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 07 fev. 2021.

Artículos más leídos del mismo autor/a