Sustentabilidade em Debate

Notícias

 

Diversos: Aviso aos Navegantes

 
A Revista SeD só inicia o processo de avaliação preliminar (com vista a um eventual envio a pareceristas) dos artigos recebidos que cumprirem as formalidades de submissão, conforme consta das Diretrizes para autores, disponível na sua página. O não cumprimento das exigências implica em rejeição imediata do trabalho submetido.  
Publicado: 2017-04-26
 

Chamada para envio de artigos: Dossiê “Abordagens ecossistêmicas em saúde, ambiente e sustentabilidade: avanços e perspectivas”

 
O objetivo do dossiê é de reunir artigos científicos que ilustram a diversidade de pesquisas e práticas que compõem as abordagens ecossistêmicas em saúde humana. São esperados artigos sobre temas tão diversos quanto as mudanças ambientais e a saúde, a exposição aos agrotóxicos e outros contaminantes ambientais, as vulnerabilidades socioambientais em territórios de implementação de grandes empreendimentos, as mudanças climáticas e doenças emergentes, incluindo arboviroses (zika, dengue, chicungunya, febre amarela).

Também são bem vindos os artigos que buscam estabelecer um diálogo entre as abordagens ecossistêmicas e perspectivas como “Uma Saúde” (OneHealth, em inglês), o enfoque eco-bio-social, a ecosaúde, a saúde planetária, entre outros. Esperamos receber também artigos que coloquem ênfase nos aspectos chave da pesquisa ecossistêmica, como participação, inter e transdisciplinaridade, equidade social e de gênero, ética de proteção, princípio da precaução ou precaucionário, relações entre produção de conhecimento, práticas, políticas etc. Os artigos podem ter por foco em pesquisas empíricas, sínteses ou revisão sistemática da literatura. Diante do alcance internacional da revista, receberemos artigos em inglês, português e espanhol.
 
Publicado: 2017-04-06 Mais...
 

Chamada para envio de artigos: Dossiê "Gênero: uma abordagem necessária para a gestão das águas"

 
O Dossiê “Gênero: uma abordagem necessária para a gestão das águas”, que será publicado na edição de dezembro da revista Sustentabilidade em Debate, tem como proposta elucidar a importância da incorporação da perspectiva de gênero para uma governança mais efetiva das águas. Para tanto, pretende levantar as diversas experiências e contextos que destacam a centralidade dessa abordagem em realidades tanto nacionais quanto internacionais.
Com esse objetivo, propõe uma estrutura de artigos em três perspectivas: a primeira pretende situar metodologicamente e epistemologicamente esse campo do saber; a segunda tem como foco a análise de experiências internacionais (América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia) e a terceira pretende restituir os aprendizados nacionais. Busca-se, assim, um diálogo entre o local, o nacional e o global. Ao compartilhar as semelhanças, bem como as especificidades destas diversas realidades, espera-se construir um aprendizado que indique alternativas para a governança das águas de cada região.
 
Publicado: 2017-03-30 Mais...
 

Documentos: Pareceristas 2016

 
Lista de pareceristas de 2016, volume 7, números 1, 2, edição especial e 3.  
Publicado: 2017-02-07 Mais...
 
Outras notícias...