Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:

revisão de literatura

Autores

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília
  • Andréa Mathes Faustino Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Tabagismo, Idoso, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

Introdução: As mudanças biopsicossociais presentes no envelhecimento, como a aposentadoria, perda de amigos, isolamento social e solidão, podem colocar os idosos em uma situação de vulnerabilidade, viabilizando o consumo abusivo de substâncias psicoativas, tais como o tabaco. Objetivo: descrever a produção científica acerca do hábito do tabagismo entre idosos no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise das publicações entre os anos de 2001 a 2011 em bases de dados on-line. Resultados: Foram encontradas 25 publicações, contudo poucas específicas sobre a população de idosos. Os estudos mostram que a prevalência de tabagismo atual diminui com o avançar da idade, enquanto a de tabagismo passado aumenta com esta. Há relação inversa do tabagismo com a renda e escolaridade, sendo também mais prevalente entre idosos homens. Além da forte associação do tabagismo entre idosos com a presença de comorbidades de vários sistemas, além do desenvolvimento de câncer, alcoolismo e depressão. Conclusão: Salienta-se a necessidade do desenvolvimento de estudos específicos com a população idosa acerca do hábito do tabagismo, a fim de reconhecer melhor esta situação e dar subsídios para que a rede de apoio a estes idosos possa estar mais preparada para acolhê-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

Acadêmico do Sétimo Semestre de Enfermagem da Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem.

Andréa Mathes Faustino, Universidade de Brasília

Enfermeira, Mestre em enfermagem fundamental, Professora assistente do departamento de enfermagem da Faculdade de ciências da saúde, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Lima PVSF de, Faustino AM. Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(1):1582-99. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>