APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA

Autores

  • Luiza Helena Silva Dias Silveira Uniseb
  • Ediane Carolina Peixoto Lopes Maturano Uniseb
  • Helcimara Affonso Souza Uniseb
  • Delaine Gibeli Viana Uniseb
  • Sonia Vilela Bueno EERP/USP

Resumo

INTRODUÇAO: Propomos apresentar a aprendizagem colaborativa como estratégia de ensino decorrente das interações sociais e do avanço das NTICs, que por estar em constante aperfeiçoamento mostra-se complexa pela quebra de paradigmas que impõe aos envolvidos na EaD. OBJETIVO: compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, e o EaD proporciona essa socialização do conhecimento, numa perspectiva de educação sem distancia, a fim de demonstrar a distância através do comprometimento e da interface da tecnologia presentes nesta modalidade, tornando um desafio para que o educador efetive o processo de aprendizagem. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: com as novas TIC’s, as possibilidades de aprendizagem em diferentes contextos nos ambientes virtuais de aprendizado, levantam questões sobre como estudar este tema. A aprendizagem se modifica com a construção do conhecimento que é dinâmica e partilhada, possibilitando novas formas de praticar a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Assuntos que nos levarão a reflexão no decorrer deste trabalho que embasam o assunto possibilitando futuras pesquisas por ser um assunto em constante construção e atualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helcimara Affonso Souza, Uniseb

Administradora, especialista em EAD, mestre em Engenharia de Produção (USP). Docente universitária há 8 anos, coordenadora de curso de graduação na modalidade EAD na UNISEB. Diretoria da Mapear Des. Empresarial, responsável pelos projetos de liderança e gestão de equipes.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

1.
Silveira LHSD, Maturano ECPL, Souza HA, Viana DG, Bueno SV. APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA. Rev. G&S [Internet]. 31º de julho de 2017 [citado 29º de março de 2024];3(1):1468-7. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/174

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)