ORIENTAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD
Palavras-chave:
Planejamento de disciplina em EaD, Eixos Temáticos, Plano didático-pedagógico, Abordagem InteracionistaResumo
Introducação: Há algum tempo, temos percebido o reduzido conhecimento dos interessados na Educação a Distância (EaD) em relação ao planejamento didático-pedagógico para elaboração de um curso nesta modalidade de ensino. Baseados nesta inquietação e em referenciais teóricos e práticos sobre estas questões, propomos o presente trabalho. Objetivo: Orientar como elaborar um plano de ensino de uma disciplina de EaD em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública, de modo a chamar a atenção à necessidade de possibilitar ao aluno, futuro professor, o conhecimento básico sobre EaD e discutir tópicos elementares constantes deste planejamento referentes a sua construção, a partir de eixos temáticos e tendo como plano de fundo a abordagem interacionista. Metodologia: Estudo qualitativo, de cunho descritivo-analítico e documental. Resultados e Considerações finais: Observa-se que a utilização dos Eixos facilita o entendimento do conteúdo programático e permite uma maior flexibilidade, constituída a partir da interação com o aluno. Considera-se de extrema relevância esta produção no que concerne a formação de professores/tutores/alunos em EaD, considerando os elementos-chave do planejamento, assim como, a divulgação de tais disciplinas em meio a Instituições Públicas de Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).