ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:

NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD

Autores

  • Mônica Campos Mendes Uniseb
  • Viviane Costa Lopes Uniseb
  • Helcimara Affonso Souza
  • Delaine Gibeli Viana Uniseb
  • Sonia Vilela Bueno EERP/USP

Palavras-chave:

Andragogia, Didática, Educação à Distância

Resumo

INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helcimara Affonso Souza

Administradora, especialista em EAD, mestre em Engenharia de Produção (USP). Docente universitária há 8 anos, coordenadora de curso de graduação na modalidade EAD na UNISEB. Diretoria da Mapear Des. Empresarial, responsável pelos projetos de liderança e gestão de equipes.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

1.
Mendes MC, Lopes VC, Souza HA, Viana DG, Bueno SV. ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD. Rev. G&S [Internet]. 31º de julho de 2017 [citado 29º de março de 2024];3(1):1366-77. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)