Avaliando o legado de megaeventos esportivos: um proposta conceitual e de mensuração
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i7.15229Palavras-chave:
Turismo; Eventos; PlanejamentoResumo
Este artigo visa apresentar, com base em fontes de pesquisas nacionais e internacionais, os resultados da analise sobre as características dos legados dos megaeventos esportivos sob a ótica do que este fenômeno representa para os organizadores, governos e setor acadêmico. A partir do qual propôs-se um novo paradigma para o conceito de legado de megaeventos, com vistas a definir os elementos que compõem seu objeto e, por fim, apresentar uma proposta metodológica de identificação e mensuração dos legados sobre a perspectiva da Engenharia Territorial, sobretudo para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, em Brasília. Por meio deste estudo crítico e conceitual foi possível propor representações para os elementos analíticos do legado e a proposição de um Programas de Consolidação dos Megaeventos Esportivos, que visa fundamentar o planejamento das políticas públicas setoriais em prol da geração e mensuração de legados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.