Revista Brasileira de Ciência Política

A Revista Brasileira de Ciência Política, publicada pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, busca publicar estudos sobre o fenômeno da política­ que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas e que tenham em comum o compromisso com o rigor metodológico e a capacidade de estimular a pesquisa na área.

Notícias

 

Nova seção da RBCP

 

Caras e caros,

de forma inédita nas publicações da Ciência Política no Brasil, a Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP) inaugura uma Seção Especial sobre metodologia chamada "Métodos e Metodologia". Serão publicados até 02 (dois) artigos metodológicos por número e já estamos recebendo submissões na página da Revista: http://submission.scielo.br/index.php/rbcpol/login O propósito maior desta iniciativa é o de incentivar pesquisadores nacionais e internacionais (serão aceitos artigos em inglês) para gerar contribuições de elevada qualidade voltados para os debates metodológicos correntes na ciência política, expandindo a reflexividade e a consciência metodológica da comunidade científica neste campo disciplinar. A Revista Brasileira de Ciência Política convidou o Prof. Flavio da Cunha Rezende (UFPE) para ser o Editor Especial dessa nova seção. O Prof. Rezende possuí atuação muito importante nessa área e ficamos felizes de poder contar com a sua colaboração (Lattes: http://lattes.cnpq.br/4142292585628714).

O ponto original desta seção é que ela compreende Metodologia como o campo do conhecimento que reflete sobre as regras que validam a produção de conhecimento inferencial a cada momento num dado campo disciplinar. Nesta perspectiva, a seção pretende contribuir expandindo os debates sobre os diversos caminhos disponíveis para lidar com o “problema da inferência em ciência política”. Com efeito, o olhar da seção recai sobre os chamados problemas de identificação, tendo como objeto a conexão entre Desenhos de Pesquisa e Qualidade Inferencial, que se estruturam de forma diversificada em uma ampla gama de estudos experimentais, observacionais, indo até a abordagens que contemplam estudos de caso.

Neste sentido, são esperadas contribuições de elevada qualidade que possam contribuir para o entendimento das estratégias analíticas e as diversas lógicas de causação para gerar inferências válidas disponíveis em estudos comparativos. Também convidamos contribuições sobre boas práticas no tratamento dos diversos tipos de dados frequentemente encontrados na Ciência Política. Neste sentido, espera-se que a comunidade científica no Brasil possa ter um espaço contínuo para produção científica que permita compreender as transformações, avanços e tendências nos debates metodológicos que estruturam a produção do conhecimento na Ciência Política contemporânea.

Atenciosamente,
Mathieu Turgeon, Editor
Revista Brasileira de Ciência Política

 
 
Publicado: 2017-04-02
 

A RBCP migra para o sistema Scielo

 

Caras e caros,

Gostaríamos de informar que a Revista Brasileira de Ciência Política está migrando todas as suas atividades para o sistema Scielo.

Novas submissões já podem ser realizadas pelo novo endereço: http://submission.scielo.br/index.php/rbcpol/login

Atenciosamente,

Mathieu Turgeon

Editor

 
Publicado: 2016-11-23
 
Outras notícias...

n. 21 (2016)


Capa da revista