“Revisitando” algumas teses do passado:
a eleição de 2006 e a disputa antagônica entre PT e PSDB
Resumo
O antagonismo verificado durante o Horário Gratuito de Propaganda
Eleitoral (HGPE) aponta para uma melhor compreensão do impacto
que esse espaço de disputa política tem sobre a vontade do eleitor. Em
vista disso, o objetivo deste artigo consiste em demonstrar a construção
antagônica entre os discursos produzidos pelas candidaturas do PSDB
e do PT realizados durante o HGPE veiculados pela televisão na eleição
presidencial de 2006. Para isso, foram utilizados os aspectos teóricos e
metodológicos da teoria do discurso de Laclau e Mouffe. Apuramos que,
uma vez mais, o discurso em torno da economia emergiu como ponto
nodal antagônico e serviu para “camuflar” o tema “corrupção” que poderia
prejudicar a candidatura petista, além de verificar que o conceito de
antagonismo pode ser uma ferramenta metodológica e analítica eficaz no
caminho de compreender a influência do HGPE no voto.