O conceito de gênio na filosofia
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n2.2006.15231Palavras-chave:
Gênio, Genialidade, Kant, NietzscheResumo
Este ensaio trata da questão do gênio em alguns dos maiores filósofos alemães: Kant e Nietzsche, a a passagem de um para o outro, intermediada por Hegel e Schopenhauer. O enfoque será nas obras Crítica do juízo, Humano, demasiado humano, Aurora e os fragmentos de Nietzsche, além de O mundo como vontade e representação, de Schopenhauer e o Curso de Estética, de Hegel. Os Fragmentos do Ateneu, de F. Schlegel e outros, também serão utilizados na discursão da questão do gênio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).