Afirmação da existência e elucidação do sentido do mundo: a circularidade na dupla preocupação da fenomenologia de Husserl

Autores

  • Carlos Diógenes C. Tourinho Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12509

Palavras-chave:

Edmund Husserl, Consciência, Mundo, Epoché, Idealismo fenomenológico

Resumo

O presente artigo aborda, inicialmente, as duas implicações da epoché fenomenológica, traduzida pela ideia da “perda” e do “ganho” do mundo. Em seguida, mostra que a pergunta pelo sentido desta “perda” e deste “ganho” revela uma dupla preocupação de Husserl: assegurar a afirmação da existência do mundo e promover a elucidação do sentido do mundo. Conclui-se que esta dupla preocupação revela um tipo de circularidade: o mundo somente se revela objetivamente em sentido pleno por meio de um método que não pode deixar de afirmar a existência do mundo. Tal afirmação supõe, por sua vez, uma doação de sentido e, por conseguinte, uma consciência originária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Diógenes C. Tourinho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea). Atualmente, encontra-se como Professor Adjunto do Departamento de Filosofia (GFL/ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionando disciplinas na área de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea). Encontra-se, como membro do corpo permanente de professores, na linha de pesquisa de História da Filosofia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI/UFF). Encontra-se ainda vinculado ao NUFIPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação/ FEUFF), ao Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (PUC-SP), além de ser o atual líder do Grupo de Pesquisa "Metafísica na Filosofia Contemporânea" (CNPq / UFF). É também membro do Núcleo de Apoio do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e atual Coordenador do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Sua linha de pesquisa concentra-se em torno da Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl, dos reflexos do pensamento husserliano na Fenomenologia Francesa, bem como em torno das relações entre a Fenomenologia e as Ciências Humanas. Publicou vários artigos e capítulos de livro sobre a Filosofia Contemporânea, particularmente, sobre a Fenomenologia (Husserl) e o Espiritualismo Francês (Bergson). Organizou, em 2011, o primeiro livro do GT de Fenomenologia da ANPOF, intitulado "Fenomenologia: influxos e dissidências" (Booklink, 2011). Em 2012, organizou o segundo livro do GT de Fenomenologia da ANPOF, intitulado "Temas em Fenomenologia" (Booklink, 2012).

Referências

FRAGATA SJ, J. A Fenomenologia de Husserl como fundamento da filosofia. Braga: Livraria Cruz, 1956.

HUSSERL, E. Die Idee der Phänomenologie ”“ Fünf Vorlesungen. Husserliana (Band II). Netherlands: Martinuos Nijhoff, ([1907] 1950).

________ Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch: Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. The Hague, Netherlands: Martinus Nijhoff, [1913] 1976.

________“Kant et l ´idée de la Philosophie Transcendantale”. In: Philosophie première 1923-1924: Histoire critique des idées. Appendice. 3ed. Collection Epimethée. Paris: PUF, [1924] 1970; pp. 299-368.

__________ “Author is Preface to the English Edition of Ideas”. In: McCormick, P. & Elliston, F (editors) Husserl, Shorter Works. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press / The Harvester Press, [1930] 1981; pp. 43-53.

__________ Cartesianische Meditationen und Pariser Vorträge. Husserliana (Band I). Den Haag, Netherlands: Martinus Nijhoff, ([1931]/ [1929] 1973.

Downloads

Publicado

09-03-2016

Como Citar

TOURINHO, Carlos Diógenes C. Afirmação da existência e elucidação do sentido do mundo: a circularidade na dupla preocupação da fenomenologia de Husserl. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 25–32, 2016. DOI: 10.26512/rfmc.v3i2.12509. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12509. Acesso em: 19 abr. 2024.