Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben

Autores

  • Francisco Bruno Pereira Diógenes

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v1i2.12268

Palavras-chave:

Biopolítica, Racismo de Estado, Tanatopolítica, Nazismo, Vida nua

Resumo

Este artigo propõe-se a expor as reflexões de dois filósofos contemporâneos, quais sejam, Michel Foucault e Giorgio Agamben, de modo a promover um paralelo,ou mesmo uma analogia, entre duas noções que permeiam as obras dos respectivos autores. Estas noções consistem no que Foucault chamou de Racismo de Estado, e no que Agamben nomeou de Tanatopolítica. O contexto, e tambémo objeto, no qual se efetiva este intento é, em uma palavra, a política totalitária do Estado nazista.Ambos os autores compreendem os fenômenos totalitários a partir do ponto de vista da biopolítica, entretanto, ao tratar do Estado Nacional-socialista, Foucault identifica nele um paradoxo, sem, contudo desenvolver com maior profundidade a imbricação que ali se deu. Agamben, por sua vez, concebe semelhante paradoxo como pertencendo a uma forma de fazer política que já traz, desde a sua origem, os fundamentos que permitiram a emergência do fenômeno da forma como surgiu e que fora identificada pelos ditos autores, ou seja, trazendo em si tanto elementos antigos, como a glória e os ideais de sangue, quanto modernos, como a eugenia. A pesquisa bibliográfica que aqui se desenvolveu deu-se na leitura de, basicamente, três obras dos supraditos autores, quais sejam, Em defesa da sociedadeHistória da sexualidade I ”“ A vontade de saber, de um lado (Foucault), e Homo sacer ”“ O poder soberano e a vida nua I, de outro (Agamben). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Bruno Pereira Diógenes

Possui Habilitação Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008), e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012). Tem pesquisas realizadas nas áreas da Bioética e da Biopolítica, e tem interesse e leituras nas áreas de Teorias do Poder, Ética e Filosofia Social e Política. Atualmente, desenvolve pesquisa com foco no entrecruzamento dos temas Linguagem, Biopolítica e Soberania na obra de Giorgio Agamben, bem como na obra de outros autores que compõem seu quadro teórico, tais como Michel Foucault, Walter Benjamin e Hannah Arendt.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer.O poder soberano e a vidanua I. [1995] Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção.[2003] Tradução de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2007a, 2ª edição.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações.Tradução de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007b.

AGAMBEN, Giorgio. L’Aperto. L’uomo e l’animale. [2002] Torino: Bollati Botinghieri, 2007c.

AGAMBEN, Giorgio. Mezzi senza fine.Note sulla política. [1996] Torino: Bollati Botinghieri, 2008a.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. O arquivo e o testemunho. [1998] Tradução de Selvino J. Assman. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008b. Signatura rerum.Sul método. [2008] Torino: Bollati Botinghieri, 2008c.

ARISTÓTELES. Política.3ª ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UNB, 1997Da alma (De anima).Tradução de Carlos Humberto Gomes. Lisboa: Edições 70.

ARENDT, Hannah. O declínio dos Estados-nação e o fim dos direitos do homem.In: Origens do totalitarismo.Anti-semitismo, Imperialismo, Totalitarismo. [1973] Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BENJAMIN, Walter. “Crítica da Violência, Crítica do Poder”. [1932] In: Documentos de cultura, documentos de barbárie.Tradução de Willi Bolle. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1986.

Downloads

Como Citar

DIÓGENES, Francisco Bruno Pereira. Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 155–193, 2014. DOI: 10.26512/rfmc.v1i2.12268. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12268. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos