REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO E O ESPAÇO COMO REPRESENTAÇÃO

Autores

  • Carolina da Rocha Lima Borges Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830//issn2238-362X.v8.n1.2018.04

Palavras-chave:

Infinito, Perspectiva, Espaço, Cenário

Resumo

As noções de espacialidade, por serem culturais e construídas, são mutáveis e podem se manifestar de diversas maneiras. A representação em perspectiva, por exemplo, é uma das formas mais concretas de se objetivar e registrar tais noções. É sabido que o desenho em perspectiva nem sempre foi construído do modo como conhecemos hoje: antes do cânone renascentista, essas representações não se limitavam ao princípio de geometrização do mundo, onde o homem se via como expectador no centro de um cenário de uma arquitetura dominante. Registros demonstram que as formas mais usuais de se representar o espaço nas culturas da antiguidade clássica e da Idade Média eram bastante intuitivas e determinadas pelo ponto de vista subjetivo do homem, que se apresentava como protagonista do espaço e ganhava legitimidade por meio de um percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina da Rocha Lima Borges, Universidade Católica de Brasília

Arquiteta, doutoranda em Estética e Semiótica pela Fau/UnB e mestra pela mesma instituição. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

20-08-2018

Como Citar

Borges, C. da R. L. (2018). REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO E O ESPAÇO COMO REPRESENTAÇÃO. Revista Estética E Semiótica, 8(1). https://doi.org/10.18830//issn2238-362X.v8.n1.2018.04

Edição

Seção

Artigos