Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista caleidoscópio: linguagem e tradução?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes Gerais 

  1. A revista caleidoscópio: linguagem e traduçãoaceita submissões nas quatro línguas cobertas pelo escopo da revista: português, espanhol, francês e inglês.  
  2. Os trabalhos submetidos NÃO devem conter nenhum tipo de identificação ou informação pessoal. Esta exigência garante que a submissão seja avaliada às cegas pelo nosso comitê avaliador. A identificação do autor e informações pessoais tais como nome, e-mail, instituição de origem, resumo da vida acadêmica, entre outros, deverá ser redigida em um documento separado e encaminhada via plataforma na etapa 4 do processo de submissão, intitulada: “TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES”. Arquivos com autoria identificada não serão aceitos.
  3. A revista caleidoscópio: linguagem e tradução não se responsabiliza pelos erros ortográficos, sintáticos e gramaticais contidos nos trabalhos submetidos. A revisão textual dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores. No entanto, trabalhos que contenham erros ortográficos, sintáticos e gramaticais em demasia serão recusados. 
  4. Os trabalhos não deverão ser paginados.
  5. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser submetidos no formato .doc ou.docx do Word e apresentar as margens na seguinte formatação: superior: 3,5 cm; esquerda: 3 cm; inferior: 2,5 cm; direita: 3 cm.  
  6. As notas deverão configurar no rodapé da página, utilizando fonte Cambria, tamanho 10, espaçamento simples  entre as linhas e alinhamento justificado. As remissões para o rodapé devem ser numeradas na entrelinha superior.
  7. Caso o trabalho não contemple as normas citadas nestas diretrizes, a revista se reserva o direito de não aceitar a submissão. 

 

Diretrizes Específicas 

  1. Para a seção de ARTIGOS e ARTIGOS TRADUZIDOS: trabalhos redigidos em língua estrangeira ao português deverão apresentar o título do trabalho e resumo em uma das línguas cobertas pelo escopo da revista (português, espanhol, francês e inglês). 
  2. IMAGEM: autores devem incluir uma legenda abaixo da imagem contendo o título e créditos autorais. A legenda deve ser configurada na fonte Cambria, tamanho 10 e estar alinhada ao centro da imagem.   
  3. TABELA: o texto da tabela deve ser formatado na fonte Cambria, tamanho 10, espaçamento simples entre as linhas. A tabela também deve possuir legenda e título que resumam o conteúdo apresentado.  A legenda deve configurar abaixo da tabela, alinhado à direta da margem e o título no topo da tabela alinhado à esquerda da margem. 
  4. ANEXOS: os anexos devem ser numerados. O título "anexo" deve estar na fonte Cambria, tamanho 10.

 

ARTES 

- Título da arte 

- Indicação de data de realização da arte, se houver 

Formatação textual da arte: 

a) Título em letras maiúsculas e em negrito, fonte Cambria, tamanho 14, alinhado à esquerda da margem
b) Texto: fonte Cambria, tamanho 12
c) Alinhamento justificado (exceto para o título)
d) Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt.antes e depois

Observação: caso a proposta requeira uma outra apresentação, outras formatações serão avaliadas. 

ARTIGOS  

O artigo deve ter extensão mínima de dez páginas e extensão máxima de vinte e cinco páginas. Neste limite já devem ser incluídas as referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações. O artigo deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida: 

a)Título do artigoem que foi originalmente escrito (em português, inglês, espanhol ou francês) em letras maiúsculas e em negrito, alinhado à esquerda da margem. 
b) O autor deverá disponibilizar um resumo na língua em que o artigo foi escrito, com no máximo 10 linhas.  O título “resumo” deve vir em maiúsculas, seguido de dois pontosealinhado à esquerda da margem. O espaçamento entre linhas do resumo é simples. 
c) Palavras-chaves: cinco palavras na língua do artigo, separadas por vírgulae em itálico, alinhadas à margem esquerda.
d) O título do artigo em língua estrangeira deve estar em letras maiúsculas e em negrito, alinhado à esquerda da margem.
e) O título"resumo"em língua estrangeira deve estar em letras maiúsculas, seguido de dois pontos, alinhado à esquerda da margem. O espaçamento entre linhas do resumo é simples. 
f) Palavras-chave em língua estrangeira: cinco palavras separadas por vírgulae em itálico, alinhadas à margem esquerda. 
g) Citações diretas com mais de 3 linhas devem ser apresentadas em fonte de tamanho 10 com recuo à esquerda de 4 cme com a respectiva referência (sistema numérico ou autor data).Se citadas em língua estrangeira à língua do artigo, devem estar em itálico e acompanhadas de tradução para a língua do artigo no rodapé da página.  
h) Introdução
i) Desenvolvimento
j) Conclusão/ Considerações finais
k) Referências 

Formatação textual do artigo: 

a) Tamanho da página: A4
b) Fonte Cambria, tamanho 12
c) Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt. antes e depois. 
d) Alinhamento justificado.
e) Osparágrafos devem ter um recuo de1,25 cm 
f) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. 

Ex: (BENJAMIN, 1987, p. 99)  

g) As referênciasdevem ser elaboradas conforme a NBR 6023. Apenas os trabalhos devidamente citados no artigo devem compor as referências.

Segue abaixo um guia simples para elaboração das referências: 

- Livros: 

SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação, número de páginas referentes ao livro. 

Ex.: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987, 271 p. 

 - Capítulos de livro: 

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo (sem destaque). In: Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, data, páginas referentes ao capítulo. 

Ex.: BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221. 

 - Artigos para periódicos: 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título da revista em itálico, volume e número da revista, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, número total de páginas. 

Ex.: OSEKI-DEPRE, Inês. Leitura finita de um texto infinito: Galáxias de Haroldo de Campos. ALEA, volume 13, número 1, Rio de Janeiro, jan-jun, 2011, 22 p. 

- Teses Acadêmicas: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo (se houver). Tipo de trabalho: dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), número de páginas da tese.  

Ex: OLIVEIRA, Maria Claudete de Souza. Presenças de Orfeu. Tese (Doutorado em Letras – Literatura Brasileira) – FLCH – USP, São Paulo, 2006, 195 p. 

- Documentos eletrônicos: 

AUTOR(ES). Denominação ou Título: subtítulo. Indicações de responsabilidade. Data. Informação sobre a descrição do meio ou suporte. 

Obs.: para documentos on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais <>, precedido da expressão “disponível em” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão "acesso em:". 

 

ARTIGOS TRADUZIDOS 

O artigo deve ser traduzido para uma das quatro línguas contempladas pelo escopo da revista: português, inglês, espanhol ou francês. O artigo deve ter extensão mínima de dez páginas e extensão máxima de vinte e cinco páginas. Neste limite já devem ser incluídas as referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações. O artigo traduzido deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida: 

a) Título do artigo traduzido. O título deve estar em letras maiúsculas e em negrito, alinhado à esquerda da margem.
b) Resumo traduzido, máximo de 10 linhas. O título “resumo” deve vir em maiúsculas, seguido de dois pontos,sem recuo, alinhado à esquerda da margem. O espaçamento entre linhas do resumo é simples.
c) Palavras-chavestraduzidas: cinco palavras na língua da tradução, separadas por vírgulae em itálico, alinhadas à margem esquerda. 
g) Introduçãotraduzida
h) Desenvolvimentotraduzido
i) Conclusão/ Considerações finaistraduzidas
k) Referências do artigo original

Formatação textual do artigo traduzido: 

a) Tamanho da página: A4 
b) Fonte Cambria, tamanho 12 
c) Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt. antes e depois 
d) Alinhamento justificado  
e) Os parágrafos devem ter um recuo de 1,25 cm 


DOSSIÊ

 

A seção Dossiê aceita submissões de artes, artigos, artigos traduzidos, entrevistas, resenhas, resenhas de tradução e traduções nas quatro línguas cobertas pelo escopo da revista: português, espanhol, inglês e francês. Os trabalhos submetidos à seção Dossiê devem seguir rigorosamente suas respectivas normas especificadas nas diretrizes para autores. 

 

ENTREVISTAS 

- Biografia do entrevistado 

- A identificação dos diálogos entre o entrevistado e o entrevistador deve ser feita através das iniciais dos nomes de ambos em negrito e seguidas de dois pontos.  

- Data de realização da entrevista 

Formatação textual da entrevista: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12 
  2. Alinhamento justificado 
  3. Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt. antes e depois 

 

RESENHAS 

A resenha deve ter a extensão de 5 a 15 páginas. A resenha também deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida: 

- Título da obra resenhada 

Ex: RESENHA DE TÍTULO DA OBRA 

       POR "NOME DO AUTOR" 

- Referência bibliográfica completa da obra resenhada 

Ex: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação, número de páginas referentes ao livro. 

- Breve biografia do autor da obra resenhada (10 linhas) 

- Resenha crítica 

Formatação textual da resenha: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12 
  2. Alinhamento justificado 
  3. Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt. antes e depois. 

 

RESENHAS DE TRADUÇÃO 

A resenha de tradução deve ter a extensão de 5 a 15 páginas.  A resenha de tradução também deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida: 

- Título da tradução resenhada.

Ex.: RESENHA CRÍTICA DA TRADUÇÃO DE TÍTULO DA OBRA  

POR "NOME DO AUTOR" 

- Referência bibliográfica completa da tradução resenhada 

- Biografia do autor da obra original (10 linhas) 

- Resenha crítica da obra traduzida 

Formatação textual da resenha de tradução: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12 
  2. Alinhamento justificado 
  3. Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt.antes e depois

 

TRADUÇÕES  

A tradução deve conter no máximo dez laudas (para valor de referência, cada lauda possui 1250 caracteres com espaço). O texto original deve ser incluído no mesmo documento após a tradução. O tradutor deve incluir ainda uma análise dos procedimentos tradutórios realizados, que complementam seu projeto de tradução. O documento completo (tradução + original + projeto de tradução) não deve ultrapassar o limite máximo de trinta páginas. A tradução deve conter as seguintes informações na ordem estabelecida:  

- Título da tradução, alinhado à esquerda da página, acrescentado de uma nota de rodapé que especifica o trecho da obra selecionado para ser traduzido, seja ele um capítulo ou um trecho com páginas específicas.

Ex.: TÍTULO DA OBRA 

        DE NOME DO AUTOR DA OBRA ORIGINAL  

        TRADUÇÃO DE NOME DO TRADUTOR  

- Tradução do texto  

- Título da obra original, alinhado à esquerda da margem, acrescentado de uma nota de rodapé que especifica o trecho da obra selecionado para ser traduzido, seja ele um capítulo ou um trecho com páginas específicas.  

- Autoria da obra original, alinhada à esquerda da margem 

- Texto original 

- Biografia do autor da obra original (10 linhas) 

- Resumo da obra original (10 linhas) 

- Apresentação do projeto de tradução, explicitando os procedimentos tradutórios aplicados. 

- Referência bibliográfica completa da obra original com indicação do trecho selecionado 

Formatação textual da tradução e do original: 

  1. Fonte Cambria, tamanho 12 
  2. Alinhamento justificado (exceto para o título e para a autoria) 
  3. Espaçamento de 1,5 entre linhas e entre parágrafos e espaçamento de 0 pt. antes e depois  

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. A submissão enviada segue todas as diretrizes da seção para autores.

  3. Os trabalhos não contém nenhuma identificação ou informação pessoal.

    Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

  4. O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx do Microsoft Word.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.