Para se aproximar de uma canção
Duetos Pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54582Palavras-chave:
Voz, Canto, Teatro, Pedagogia Vocal, Pedagogia TeatralResumo
Este artigo reflete sobre a importância do diálogo e da colaboração entre pesquisadores para o constante questionamento das práticas pedagógicas no campo da voz e da cena. Para isso, relatamos como se deu o encontro entre as vozes autoras em junho de 2023 e como este fato proporcionou um dueto pedagógico em sala de aula na disciplina denominada Voz no Teatro Musicado I, ministrada na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de agosto a novembro do mesmo ano. Discutiremos as intersecções entre as dimensões técnicas, somáticas e contracoloniais da voz e as possíveis desconstruções sobre a prática da voz no contexto do ensino teatral contemporâneo.
Downloads
Referências
BARTO JÚNIOR, Carlos Henrique. Território Inseguro: Práticas para um canto relacional na formação vocal do ator. Minas Gerais: PPGAC da Universidade Federal de São João del Rei, 2020. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena).
CARVALHO, Leticia. Um Canto que é Escuta. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.
CARVALHO, Leticia. O Método Herz de Técnica Vocal: os primeiros movimentos de uma pesquisa. Voz e Cena, v. 1, n. 01, pp. 22–32, 2020. DOI: 10.26512/vozcen.v1i01.31548. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31548 .
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
FERNANDES, Ciane. Movimento e Memória: manifesto da pesquisa Somático-Performativa. Anais Eletrônicos Portal Abrace, Anais do VII Congresso da ABRACE. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/territorios/Ciane_Fernandes_-_Movimento_e_Mem__ria.pdf . Acesso em: 16/05/2024
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIL, Gilberto. O som da pessoa. Compositor: Gilberto Gil e Bené Fonteles. In: Gil Luminoso. Biscoito fino, 2006. Spotify (1:25)
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MALETTA, Ernani; MONICA, Francesca della. Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal. Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, Brasília, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015.
MULHERES DO JEQUITINHONHA. Vale do Jequitinhonha. 7 mai. 2024. Instagram @mulheresdojequitinhonha. Disponível em https://www.instagram.com/p/C6q9xTnOHSS/ . Acesso: 20 de maio de 2024.
PEREIRA, Eugênio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em teatro. 2a. ed. São Paulo: Hucitec, 2019.
QUILICI, Cassiano Sydow. Artes performativas, modos de percepção e práticas contemplativas. PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.8, n.15: mai.2018. Disponível em https://eba.ufmg.br/revistapos
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.