Da Imaginação à Voz
Interioridade Afetiva e Corporeidade no trabalho da Direção Vocal com o Ator
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37552Palavras-chave:
Direção vocal, Interioridade afetiva, Corporeidade, Imagens mentais, InsightResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o modo como os mecanismos da corporeidade e interioridade afetiva, imagens mentais e emoção, simulação e memória, encontro e empatia, estabelecem um circuito de contaminações sucessivas para a ativação eficaz e expressiva da voz e da palavra no trabalho sobre o texto dramático, na relação entre a direção vocal e o ator. Partindo dos princípios da embodied cognition, propõe-se defender o contributo colaborativo que esta relação pode acrescentar aos processos de criação cénica, ao promover a relação entre a palavra e a força da sensação do seu imaginário mental partilhado, fazendo emergir insights a que o corpo do ator dá voz.
Downloads
Referências
ABEL, Marcos Chedid. O Insight na Psicanálise. Psicologia, Ciência e Profissão. Nº23, vol. 4, pp. 22-31, 2003.
ARIETI, Silvano. Creativity: The magic synthesis. New York, Basic Books, 1976.
AUSTIN, John Langshaw. How to do Things with Words. In: AUSLANDER, Philip (ed.) Performance. Critical Concepts in Literary and Cultural Studies. London & New York, Routledge, 2003, vol. I, pp. 91-98.
BARSALOU, Lawrence. Grounded Cognition. Annual Reviews of Psychology, nº 59, pp. 617-645, 2008.
BELO, Sara. As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão. Revista Alicerces, vol. 6, pp. 27-46, 2016. Repositório Científico do IPL. Imprensa Politécnico de Lisboa.
BERTINETTO, Alessandro. The role of Image in Fichte’s Transcendental Logic. In: LEJEUNE, Guillaume (ed.). La question de la logique dans l’idéalisme allemande. Georg Olms Verlang, Hildesheim, Zurich, New York, pp. 95-108, 2012.
BISOL, Benedetta. Corpo e corporeidade no pensamento de J. G. Fichte. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea. Brasília, vol. 2, nº 1, pp. 20-33, 2014.
BRECHT, Bertolt. Poemas. Lisboa, Editorial Presença, Coleção Forma, 1976.
DAMÁSIO, António. O Livro da Consciência. A Construção do Cérebro Consciente. Lisboa, Temas e Tebates, Círculo de Leitores, 2010.
DAMÁSIO, António. O sentimento de Si. O Corpo, a Emoção e a Neurologia da Consciência. Lisboa, Publicações Europa-América, 2000.
DARWIN, Charles. A expressão das emoções no homem e nos animais. Lisboa, Relógio D’Água, 2006.
DECETY, Jean; GRÈZES, Julie. The power of simulation: Imagining one’s own and other’s behaviour. BrainResearch, vol. 1079, pp. 4-14, 2006.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The Way We Think: Conceptual Blending and the Mind’s Hidden Complexities. New York, Basic Books, 2002.
FICHTE, Johan Gottlieb. Fundamento do Direito Natural Segundo os Princípios da Doutrina da Ciência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
FRAZZETTO, Giovanni. Como Sentimos. O que a neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções. Lisboa, Bertrand Editora 2014.
GALLESE, Vittorio– Embodied simulation: From neurons to phenomenal experience. Phenomonology and the Cognitive Sciences, vol. 4, pp. 23-48, 2005.
GIL, José. A Imagem-Nua e as Pequenas Perceções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa, Relógio d’Água Editores, 2ª edição, 2005.
GIL, José. O Espaço Interior. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
KANDINSKY, Wassily. Sobre a questão da forma. Gramática da Criação. Lisboa, Edições 70, pp. 13-37, 1970.
KOHLER, Wolfgang. The Mentality of Apes. Nova Iorque, Harcourt, Brace & World Inc., 1925.
LADYMAN, James; ROSS, Don. Everything Must Go: Metaphysics Naturalized. Oxford, Clarendon Press, 2007.
LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago, Univ. Chicago Press, 1980.
LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and Its Challenge to Western Thought. New York, Basic Books, 1999.
LANGER, Susanne Katerina. Speculations on the Origins of Speech and Its Communicative Function. Philosophical Sketches, Baltimore - Johns Hopkins, pp. 26-53, 1962.
LEDOUX, Joseph. Synaptic Self: How Our Brains Become Who We Are. New York, Penguin Books, 2002.
MASCARENHAS, Aristeu. Bergson e Kant: o problema do tempo e os limites da intuição. Trans/Form/Ação, vol.40 nº 2, pp. 103-124, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia, abr./jun, 2017.
RODRIGUES, Danielli. A Voz na peça Radiofónica de Artaud e sua Linguagem Subversiva Marginal. REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS – Ano 5, vol.1, nº 8, 2014.
SADOSKI, Mark. Imagination, Cognition and Persona. Rhetoric Review, vol 10, nº 2, pp. 266-278, 1992.
SANDLER, Joseph; DARE, Christopher; HOLDER, Alex. O Paciente e o Analista – Fundamentos do Processo Psicanalítico. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1977.
STANISLAVSKI, Constatin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 19ª Edição, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.