Caminhos da Voz
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.33340Palavras-chave:
Corpo Vocal, Processo de Criação, Feminino, Memória, Mímesis CorpóreaResumo
O presente artigo se propõe a narrar uma trajetória de formação, pesquisa e atuação na área de voz para o teatro. A atriz/pesquisadora descreve o início de sua carreira artística e como a voz sempre esteve presente como elemento primordial de sua história. Evidencia a importância da técnica vocal e do estudo da musicalidade para criação de partituras corpóreo-vocais. Sobre musicalidade, há o diálogo com a tese de Jacyan Oliveira (2008) e a dissertação de Eleonora Montenegro (2001). O termo corpo vocal é utilizado no artigo conforme tese de Daiane Jacobs (2015). A atriz/pesquisadora discorre também sobre as relações entre corpo vocal, identidade, emoções, questões de gênero e sotaque, com base nas obras de Janaína Martins (2008) e Alexander Lowen (1982) e na sua experiência como docente da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De maneira sucinta, trata do processo de criação do seu solo “Violetas” a partir da metodologia da Mímesis Corpórea (Hirson, 2012 e Colla, 2006) e a importância desse processo para as suas pesquisas no âmbito da voz. Por fim, nos apresenta sua hipótese para a sua pesquisa de doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina, que inicia no segundo semestre de 2020, esperando que tal pesquisa possa inspirar outras mulheres em seus caminhos da voz.
Downloads
Referências
BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. Campinas, São Paulo: Hucitec/Unicamp, 1991.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CALDWELL, Timothy & ABRAMSON, Robert M. Dalcroze Eurhythmics. Central Michigan University, USA, 1992. G.I.A. Publication, Inc. [Vídeo-aula].
COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo: relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Hucitec, 2006.
DOURADO, Rodrigo Carvalho Marques. Bonecas falando para o mundo: identidades “desviantes” de gênero e sexualidade no teatro. Recife: Sesc, 2017.
HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Campinas: PPG Artes da Cena/UNICAMP, 2012. Tese (Doutorado em Artes da Cena).
JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Possível Cartografia para um Corpo Vocal Queer em Performance. PPGT/UDESC, 2015. Tese (Doutorado em Teatro).
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético. Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac e Sesc, 2010.
LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo: Summus, 1982.
MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. Salvador: PPGAC/UFBA, 2008. Tese (Doutorado em Artes Cênicas).
OLIVEIRA, Jacyan Castilho de. O Ritmo Musical da Cena Teatral. A dinâmica do espetáculo de teatro. Salvador: PPGAC/UFBA, 2008. Tese (Doutorado em Artes Cênicas).
PHILIPPE, Pedro. Violetas Arraes: como falar de uma flor? Revista Cariri, Juazeiro do Norte, 12 de Julho de 2017. Disponível em https://caririrevista.com.br/como-falar-de-uma-flor/. Acesso em 10 de agosto de 2020.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
SIMIONI, Carlos, PECLÁT, Chavannes. Entrevista sobre voz e treinamento vocal com Carlos Simioni. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, pp. 405-420, mar./abr. 2019.
SOUZA, Maria Eleonora Montenegro de. A Alma das Palavras - a voz enquanto imagem das palavras: uma proposta de leitura e em cena-ação. Salvador: PPGAC/UFBA, 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
SOUZA, Mayra Montenegro de. A Voz em Violetas. ILINX - Revista do Lume, Campinas, v.1, n.12, pp. 40-49, 2017.
SOUZA, Mayra Montenegro de. O Ator que Conta um Conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator. Natal: PPGARC/UFRN, 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas).
VIEIRA, Laise Aparecida Diogo. A Língua Falada no Teatro e em Telenovelas Brasileiras: um percurso pela história das ideias linguísticas. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, v. 23, n. 45, pp. 46-89, jan./jun. 2020.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.