Laboratorio de creatividad vocal

temas para una reflexión sobre el aprendizaje actoral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48278

Palabras clave:

Creatividad y procesos de creación, Investigación Vocal, Teatro, Actor

Resumen

El trabajo está dedicado a abordar el tema de la creatividad en el contexto de los laboratorios de experimentación vocal. Las reflexiones sobre estos temas se inspirarán en las proposiciones de Faya Ostrower en el libro Creatividad y procesos de creación, que se desarrollarán en sugerencias metodológicas para el trabajo de una individualidad creativa que se expresa principalmente, pero no solo, a través de la voz. Se parte de la hipótesis de que a partir del estudio de la creatividad y sus aspectos constitutivos, es factible estructurar proposiciones metodológicas para el desarrollo creativo del uso de la voz. De los temas presentados por Ostrower, tres servirán de punto de partida para encaminar las presentes reflexiones: La promoción de la interacción social, el trabajo de la sensibilidad individual y el uso de la intuición en los procesos de creación vocal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lara Barbosa Couto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió/AL, Brasil

Professora, atriz, pesquisadora,e diretora teatral Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Formada em Interpretação Teatral (bacharelado) pela Escola de Teatro da UFBA. Professora do Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Foi professora do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Vila Velha e professora substituta na Escola de Teatro da UFBA. Atua em cursos de Licenciatura desde 2005, já lecionando disciplinas relacionadas à prática docente como Estágio e Didática. Participou/participa ainda de experiências voltadas ao ensino de metodologias científicas, interpretação teatral, voz para a cena, expressão corporal, práticas contemporâneas, direção e condução de processos criativos. Como atriz, participou de diversos espetáculos, dentre os quais: Atire a Primeira Pedra (quatro vezes indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2008), A pedra do meio dia (espetáculo infanto-juvenil do grupo Criaturas Cênicas, vencedor do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, para montagem de repertório), Festival de Dramaturgia Quatro Cravos para EXU, As quatro meninas (direção de Rita Rocha), Dorotéia (espetáculo contemplado como Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com o edital do Programa BNB de Cultura para circulação de espetáculos e do Prêmio Especial por Inovação e Criatividade do Oitavo Festival Internacional de Teatro Estudantil, realizado pela Universidade Nacional de Belaurus) e Esperando Godot (da Cooperativa Alagoense de Teatro). Como diretora, participou dos espetáculos Medéia, manual da esposa má (Grupo VS Melindres), Otelo (Avessos Núcleo), Vértices, sobre Hamlet (Avessos Núcleo) e Casa de Bonecas (Cia teatral Suspeitos). É autora do livro História versada de uma breve vida e solista no espetáculo de mesmo nome (Projeto aprovado no Edital Secult/Funcultural 007/2017: Seleção e incentivo à produção e difusão de obras literárias inéditas de autores residentes no Espírito Santo). Vencedora do Prêmio PUBLIC na categoria Artes, em 2011. Atualmente é vice coordenadora do Curso de Teatro Licenciatura da UFAL

Citas

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998, p.19-32.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977.

GAIARSA, José. Respiração e Circulação. São Paulo: Brasiliense: 1987.

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

KANT, Immanuel. Crítica à razão pura. São Paulo: Edições e Publicações Brasil, 1956

MALETTA, Ernani de Castro. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Mônica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento. v. 1, n. 22. Florianópolis: UDESC, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014039/3212 . Acesso em 09 mar. 2021.

OSTROWER. Faya. Criatividade e processos de criação. 17.ed., Petrópolis: Vozes, 1987

PEREIRA, Jorge Tadeu. Aquecimento vocal na prática cênica: múltiplas vozes. Rio de Janeiro: Synergia, 2019

VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013

VERGARA, Sylvia Constant. Razão e Intuição na tomada de decisão: uma abordagem exploratória. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, jul../set. 1991. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8941 . Acesso em: Acesso em 09 mar. 2021.

VERGARA, Sylvia Constant. Sobre a razão e Intuição na tomada de decisão. Revista .de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, abr./jun. 1993. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8673 . Acesso em: Acesso em 09 mar. 2021.

WEINECK, Jurgen. Biologia do Esporte. Tradução de Anitta Viviani; revisão científica Valdir Barbanti. São Paulo: Manole, 1991.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Couto, L. B. (2023). Laboratorio de creatividad vocal: temas para una reflexión sobre el aprendizaje actoral. Voz E Cena, 4(01), 240–256. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48278

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

Categorías