Showrando

poetic-performance devices of laugh and crying

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.47462

Keywords:

Feminine Poetry, Performance, Text, Sound, Scene

Abstract

This work includes the experience description as a member of the workshop entitled Showrando: Poetry and Performance ministered by the artist-researcher Fabiana Faleiros. The workshop was a development of the activities carried out by the group of studies/research Minha Tese Começa Assim in the year of 2020. This moment includes four encounters that involved the idea of expanded poetry and it was a focus or crossing the borders between laugh and cry for a creation of performances that interlink sound language with textual language. Through the reading/listening of poems and vocal exercises, in this workshop, it was possible to create individual sound experiments as a practical result. This work proposes a description of the activities carried out as an participant and a reflection on the elaboration of these poetic-performative devices, which are related by body, sound and word.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseany Karimme Silva Fonseca, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém/PA, Brasil

Roseany Karimme Silva Fonseca (Karimme Silva) - Paraense. Artista-pesquisadora. Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/UFPA, na linha de pesquisa de Poéticas e Processos de Atuação em Artes (2021). Educadora popular pela Rede Emancipa Belém (2021). Discente do Curso de Linguagens e Artes na Formação Docente - LAFD/IFPA. Autora selecionada pelo Edital 'Trama das Águas' de literatura feminina paraense, na categoria Prosa (2020). Pesquisadora vinculada à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas / ABRACE desde o ano de 2019. Artesã de cena, palavra e som, transitando entre linguagens cênicas/literárias/musicais. Possui experiência na área de Artes com ênfase em Teatro, Dramaturgia, Encenação e Processos de Criação e experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, Psicopedagogia e Desenvolvimento Humano. Integrante dos grupos de pesquisa ConversAÇÕES: Filosofia, Educação e Arte e GREAMAZÔNIA - Representações da Amazônia na Literatura, no Audiovisual e na Canção. Participante do grupo de estudos Transitar, coordenado pela Profª Drª Maria dos Remédios de Brito. Voluntária no projeto Tribuna do Cretino (PROEX/UFPA) desde o ano de 2016, produzindo textos sobre Teatro para o site homônimo e participante do minicurso de crítica teatral Por Uma Crítica Menor (2018), sendo estas atividades coordenadas pelo professor Edson Fernando Silva. Aluna especial das disciplinas 'Seminários Temáticos em História Cultural e Educação' e 'Dialogismo e Educação', ambas pelo PPGED/UEPA (2015). Foi integrante do grupo de teatro de rua Perifeéricos (2014-2015) nas funções de atriz, preparadora vocal e na produção do espetáculo Rosa dos Ventos: entre miragens e mirações, este, resultado do Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará/FCP(2015). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Ipiranga (2013). Colaboradora em Pesquisa e Montagem Cênica / Teatro (2012) pela Escola de Teatro e Dança da UFPa / ETDUFPa e Atriz formada pelo Curso Técnico em Ator na mesma instituição. Durante o curso técnico, ministrou oficinas de Teatro na Escola Bosque, como bolsista do projeto de extensão PREAMAR TEATRAL: arte, formação e cidadania nas escolas públicas das ilhas do Pará, coordenado pela professora Inês Antônia Ribeiro. Atriz nos espetáculos Um Certo Faroeste Caboclo (2012), Severinos (2013), Animalismo A Nova Ordem Mundial (2013 e 2015), Em Nome da Rosa (2014), Ao Vosso Ventre (2014), Chão de Águas (2015 e 2017) e na poética cênica TravessiaS (2021), onde atuou e desenvolveu a pesquisa/concepção/encenação/dramaturgia, como resultado prático de sua pesquisa realizada no Mestrado.

References

ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: estudo da vocalidade poética. 2004.

CARLETO, Simone. Pandemônicos em Pandemia e o Teatro como Saída em Temp(l)os de Reclusão. Rebento, v. 1, n. 12, p. 25, 2020.

FAGUNDES, Patrícia; KERSTING, Juliana. Dramaturgia da experiência: corpo, autobiografia e feminismos na criação de No te pongas flamenca! Repertório, Salvador, ano 24, n. 36, p. 164-189, 2021.1 Disponível em <https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/38183> Acesso em 02 Jun 2023.

FALEIROS, Fabiana. Lady Incentivo - SEX 2018: um disco sobre tese, amor e dinheiro. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Instituto de Artes, 2017.

FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. Editora Companhia das Letras, 2017.

LUCATELLI, Marcela. Marcela Lucatelli. Disponível em: https://www.marcelalucatelli.co/ - Acesso em 22 fev 2023.

MATIAS, Barbara Alves. Inscrever-se as ruas: os grafites de Mujeres Creando e o Feminismo como revisão epistemológica. Revista Terceira Margem, v. 26, n. 48, 2022. ISSN: 2358-727x. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/50165 - Acesso em: 02 Jun 2023.

MUJERES CREANDO. Grafitti - Escritos em La Calle. Disponível em: https://www.escritosenlacalle.com/detalle_grafiti.php?Grafiti=397 . Acesso em 28 Jan 2022.

MUJERES CREANDO. Mujeres Creando. Disponivel em: http://mujerescreando.org/ - Acesso em 28 Jan 2023.

PIZARNIK, Alejandra Pizarnik. Poesia Completa. Ana Becciú (Org.). 10a. ed. Barcelona: Penguin Random House, 2015.

ROSA, Olliver Mariano; DE CAMARGO, Goiandira Ortiz. A performance da voz e a subjetividade na poesia contemporânea. Outra Travessia, n. 15, pp. 205-225, 2013.

SILVA, Karimme. Quanto tempo pase lo que pase. Vídeo de micro performance sonora. YouTube, 1 de mar. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_YiYFnaJJGc - Acesso em: 10 Jun 2023.

SILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nádia. Processos e Poéticas Feministas pelas Artistas Latino-Americanas. Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2021. ISSN 2179-510X. Disponível em https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/fg2020/1612036132_ARQUIVO_5eec83b8d17952e3ef89ea4090c8bec2.pdf - Acesso em 10 Jun 2023.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec. 1997.

Published

2023-06-29

How to Cite

Fonseca, R. K. S. (2023). Showrando: poetic-performance devices of laugh and crying. Voz E Cena (Voice and Scene), 4(01), 271–282. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.47462